Banca de DEFESA: ANTONINO DE ARAUJO FARIAS

DISCENTE : ANTONINO DE ARAUJO FARIAS
DATA : 29/11/2021
LOCAL: CAMPUS I CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, SALA 04 BLOCO VI

Ensino de Matrizes por Atividades em Sequências Didáticas: Estudos de Situações Didáticas e Aspectos Curriculares

Ensino de Matemática. Matrizes. Engenharia Didática. Sequência Didática.

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar e refletir sobre as potencialidades de uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Matrizes, de modo a favorecer a construção do conhecimento de estudantes do 2o ano do Ensino Médio contribuindo para a melhoria do desempenho e rendimento destes em relação à resolução de questões referentes ao tema. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual pública da cidade de Abaetetuba/PA com 9 estudantes do 2o ano do Ensino Médio e essa quantidade de participantes por causa da Pandemia do COVID 19 que nos impôs
vários desafios, adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. A análise dos resultados se deu pelo registro dos participantes nas atividades, confrontação das análises a priori e a posteriori, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste e análise dos erros ocorridos no pós-teste. Os resultados da comparação apontaram aumento nas notas do pós-teste, constatando que o bom resultado do experimento deveu-se sobretudo à metodologia utilizada. A conclusão foi que a sequência didática testada (produto educacional) com os estudantes foi positiva na aprendizagem deles, além de ser um caminho viável para o ensino do conteúdo matemático abordado e pode ser adotada por escolas e professores, no processo de ensino. Faremos a divulgação do produto educacional para que este chegue aos demais colegas que não estão no mestrado, através de vídeos que divulgarão esse trabalho e vamos participar de cursos de formação de professores para divulgar esse produto.

Interno - 6002684 - FABIO JOSE DA COSTA ALVES
Externo à Instituição - FERNANDO CARDOSO DE MATOS - SEDUC