Banca de DEFESA: JOAO MAX DAMASCENO FERREIRA

DATA : 28/10/2021
LOCAL: CAMPUS I CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, SALA 04 BLOCO VI

ENSINO DE PROBLEMAS DE COMPARAÇÃO ADITIVA POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Engenharia Didática. Ensino de Matemática. Ensino por atividade experimental. Resolução de Problemas. Problemas de comparação aditiva.

Esta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os efeitos de uma sequência didática por atividades experimentais sobre o desempenho na resolução de problemas de comparação aditiva em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, buscando respostas para a seguinte questão científica: Quais efeitos que uma sequência didática por atividades experimentais pode gerar sobre a aprendizagem na resolução de problemas de comparação aditiva? A experimentação foi realizada em uma escola pública estadual do município de Curralinho-PA, na ilha do Marajó, com 12 estudantes de duas turmas de 6º ano do ensino fundamental. A investigação foi desenvolvida seguindo os preceitos da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, abordando todas as suas etapas: análises prévias, análises a priori, experimentação e validação, sendo o Ensino por Atividades Experimentais e a Resolução de Problemas, as metodologias de ensino utilizadas na pesquisa. Utilizamos os níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom para organizar as atividades propostas e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica como possibilidades para criar estratégias de resolução e compreender de forma significativa os resultados. A análise dos dados coletados ocorreu por meio da verificação do registro das conclusões dos estudantes em cada atividade realizada, pela comparação dos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste, análise dos erros ocorridos no pós-teste, pela aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipóteses. Os resultados revelaram que a elaboração da sentença natural é passo fundamental para a escolha da operação adequada que soluciona os problemas; o teste de hipóteses comprovou que as notas do pós-teste melhoraram em comparação às do pré-teste e a análise das correlações revelou que nenhum dos fatores socioeconômicos investigados interferiu significativamente nos resultados obtidos, indicando que as metodologias de ensino utilizadas foram as responsáveis pelo bom resultado obtido no experimento.

Presidente - 197114 - MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS
Externo à Instituição - OSVALDO DOS SANTOS BARROS - UFPA