O ENSINO APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO EXPONENCIAL AUXILIADO POR APLICATIVO GEOGEBRA
Função Exponencial, Equação Exponencial, Geogebra
Esta investigação é uma dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino da Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e consiste em pesquisa ação de natureza aplicada. Para sua concretização partimos da presente problemática: “o uso do geogebra pode melhorar o ensino de equação exponencial”? Para responder a essa indagação elaboramos uma sequência didática (SD) voltada para o ensino de equação exponencial a partir do uso de um aplicativo geogebra, que pode ser usado tanto nos computadores como nos dispositivos móveis. Essa sequência didática irá ser aplicada em uma escola pública do ensino médio, localizada em Belém do Pará, tendo como público alvo alunos do 3º ano do ensino médio daquela escola. Vamos testar as seguintes hipóteses: a) o uso do aplicativo geogebra aplicado aos alunos dessa escola promoveu uma aprendizagem mais concreta e mais objetiva; b) os alunos se sentiram mais motivados, quando aprenderam matemática por meio da tecnologia. O objetivo geral é de testar a eficácia de uma sequência didática auxiliada por um aplicativo geogebra para ensinar função exponencial em um ambiente de sala de aula e elencamos como objetivos específicos: Definir e detalhar as teorias e metodologias a serem adotadas; Fazer um estudo sobre o ensino das equações exponenciais em revisão de literatura e análise de livros didáticos; Conceituar e descrever o objeto matemático: equações exponenciais; Construir uma sequência didática sobre o ensino de equações exponenciais; Apresentar os procedimentos e planejamento para aplicação da sequência didática e análise de resultados. Esperamos que no término dessa pesquisa nossos objetivos sejam alcançados e que tenha havido êxito no aspecto da conversão das linguagens e as relações entre sujeito-objeto, sujeito-instrumento, e instrumento-objeto nas atividades de cunho instrumentais