Banca de DEFESA: CARLOS ALBERTO MARTINHO BRAYNER JUNIOR

DATA : 01/10/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

ENSINO DE EQUAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Ensino. Ensino de Matemática por Atividades Experimentais. Ensino de Equações Trigonométricas por Atividades Experimentais.

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de equações trigonométricas, cujo problema científico foi: quais efeitos uma sequência didática por atividades experimentais tem sobre o desempenho dos alunos na resolução de equações trigonométricas em uma turma do 3º ano do Ensino Médio? E teve como objetivo geral analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática por atividades experimentais sobre o desempenho dos alunos na resolução de questões sobre equações trigonométricas. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida no formato virtual com um grupo de 10 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Ananindeua em Belém do Pará e adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. A análise dos resultados se deu pelo registro dos discentes nas atividades, confrontação das análises a priori e a posteriori, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste, análise dos erros ocorridos no pós-teste, bem como pela aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese. Os resultados da comparação apontaram aumento nas notas do pós-teste; o teste de hipótese comprovou que as notas do pós-teste tiveram melhora estatisticamente em relação ao pré-teste e a análise das correlações mostrou que nenhum dos fatores socioeconômicos levantados teve interferência direta nos resultados obtidos, constatando que o bom resultado do experimento deveu-se sobretudo à metodologia utilizada.

Presidente - 6320503 - ANA KELY MARTINS DA SILVA
Externo à Instituição - IRAN ABREU MENDES - UFPA