Banca de DEFESA: MARTINHO MOTA DIAS JUNIOR

LOCAL: Plataforma Google Meet

ENSINO DE INEQUAÇÕES LOGARITMICAS USANDO GEOGEBRA

Ensino de Matemática, Inequações Logarítmica; Geogebra

A presente pesquisa buscou investigar a eficiência de uma sequência didática de um grupo de estudantes do ensino médio (2º e 3º anos) de uma escola estadual situado na cidade de Tucuruí-PA através do uso de um software (Geogebra). O objetivo principal desta dissertação é estudar por meio da Gênese Instrumental o ensino de Inequação Logarítmica utilizando-se como instrumento o Geogebra sob a ótica de Pierre Rabardel e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Durval no intuito de se obter uma eficácia do ensino proposto de uma sequência didática. As perguntas investigativas da dissertação foram: “De que maneira ocorre a Gênese Instrumental no ensino de Inequação Logarítmica usando o Geogebra em estudantes do 1º ano do ensino médio? E uma sequência didática para o ensino de inequações logarítmicas, com auxílio do aplicativo Geogebra potencializa a aprendizagem deste assunto?” A metodologia utilizada foi o ambiente do Meet para a explanação da pesquisa e coleta de dados, usando-se para isso gravações (visual e áudio) que o próprio software possui, por ser um meio de comunicação eficiente e muito usado atualmente. O professor facilitador fez a orientações possíveis e sempre instigando seus estudantes para a realização da pesquisa. As conclusões do trabalho indicaram que a estratégia metodológica aplicada com o intermédio do software proporcionou aos estudantes um processo de desenvolvimento cognitivo sobre o ensino de Inequação Logarítmica.

Interno - 5884268 - CINTHIA CUNHA MARADEI PEREIRA CAMPOS
Presidente - 6002684 - FABIO JOSE DA COSTA ALVES