Banca de DEFESA: MARC SANTOS PEYREROL

DATA : 06/08/2021
LOCAL: CAMPUS I - Centro de Ciências Sociais e Educação, Sala 4 Bloco VI

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA PARÁBOLA

Parábola. Ensino. Sequência Didática. Software Geogebra.

Este trabalho configura-se uma dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Consiste numa pesquisa-ação, quali-quantitativa-interpretativa, de natureza aplicada. O lócus da pesquisa será uma escola pública no município de Belém-Pa. Os sujeitos serão estudantes do 3º ano do ensino médio. Para sua efetivação, partimos da seguinte questão de pesquisa: “Qual a potencialidade de uma sequência didática com o uso do Geogebra no ensino e na aprendizagem da parábola? ” Desse modo, traçamos alguns objetivos para o desenvolvimento de nosso estudo com vistas a responder nossa questão de pesquisa. Delineamos como objetivo geral: Verificar as potencialidades de uma sequência didática sobre o ensino e a aprendizagem de parábola com o uso do Geogebra. Como objetivos específicos: a) Resolver atividades propostas de parábola por meio de uma sequência didática auxiliada pelo Software Geogebra; b) Evidenciar a manifestação da aprendizagem da parábola pelos alunos durante as atividades de uso e construção no GeoGebra; c) Possibilitar o acesso a professores e alunos de uma sequência didática que auxilie no ensino e aprendizagem da parábola; d) Analisar a sequência didática proposta, com o auxílio da Teoria da instrumentação de Rabardel (1995), da Teoria dos Registros das representações semióticas de Duval (2009) e da Análise microgenética. A metodologia de pesquisa utilizada será a Engenharia Didática e suas 4 fases: Análises prévias, Concepção e análise a priori, Experimentação, Análise a posteriori e validação. Os dados obtidos a partir dos registros escritos e das gravações de áudio serão analisados segundo a Análise Microgenética, a Semiótica de Duval (2009) e a Teoria de Rabardel (1995). Como resultados esperamos responder a nossa questão de pesquisa e alcançar os objetivos gerais e específicos propostos.

Interno - 5884268 - CINTHIA CUNHA MARADEI PEREIRA CAMPOS
Presidente - 6002684 - FABIO JOSE DA COSTA ALVES