Banca de DEFESA: LILIANE SILVA NASCIMENTO COELHO

DATA : 25/06/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

Inscrição e Circunscrição de Sólidos por meio de Materiais Manipuláveis

Matemática, Ensino de Matemática. Sólidos Geométricos. Inscrição e Circunscrição. Sequência Didática.

Nesta dissertação apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada especificamente para o ensino e aprendizagem de inscrição circunscrição de sólidos geométricos por meio de materiais manipuláveis. Esse objetivo foi definido para obter respostas a seguinte questão norteadora: As atividades de uma Sequência Didática elaboradas segundo o modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual potencializam o processo de ensino e de aprendizagem de inscrição e circunscrição de sólidos geométricos? Para tanto, nos aportamos nas seguintes teorias: Teoria das Situações Didáticas para estruturar o desenvolvimento da pesquisa, Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, de Cabral (2017) para fundamentar a construção de uma sequência didática para ensino o objeto matemático, para análise de resultados da aplicação da sequência didática utilizamos a Análise Microgenética, de Góes (2000), e Análise do Discurso, de Mortimer e Scott (2002). A partir da realização da revisão da literatura a respeito do ensino e aprendizagem da inscrição e circunscrição de sólidos geométricos, do estudos das diretrizes da educação brasileira, análise de livros didáticos, pesquisa diagnóstica realizada com professores e estudantes e um estudo histórico e epistemológico sobre o objeto matemático foi possível levantar as necessidades educacionais sobre o tema, bem como as possibilidades de abordagem, embora houvesse carência de pesquisas específicas sobre o objeto específico. Diante das fundamentações preliminares construímos uma sequência didática que possibilitou o acompanhamento processual da aprendizagem por meio de interações dialógicas intencionais planejadas com objetivos específicos de aprendizagem sobre inscrição e circunscrição de sólidos. Devido a medidas sanitárias de prevenção da contaminação por COVID-19, optamos por experimentar o produto educacional com um grupo de sete estudantes do 3º ano do ensino médio e analisamos os indícios de aprendizagem identificados em seus discursos. A validação do produto se deu por meio da verificação das potencialidades didáticas levantadas e pelas contribuições para o triângulo didático (saber, aluno, professor). A adoção de Materiais Manipuláveis permitiu um apoio visual que facilitou a percepção das relações geométricas e algébricas decorrentes da definição do objeto matemático. Assim, o produto desta pesquisa demonstrou ter relevância científica e educacional e recomenda-se sua adoção em sala de aula por professores de matemática.

Externo à Instituição - MARIA LÚCIA PESSOA CHAVES ROCHA - UFPA
Presidente - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM