Banca de DEFESA: RAFAEL LAMEIRA BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL LAMEIRA BARROS
DATA : 29/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

O ENSINO DE NÚMEROS IRRACIONAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Ensino de Matemática por Atividade. Ensino de Números Irracionais. Engenharia Didática.


PÁGINAS: 191
RESUMO:

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a aprendizagem gerada pela aplicação de uma Sequência Didática sobre Números Irracionais em alunos do Ensino Médio. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida com uma amostra de 6 alunos do Ensino Médio que moravam nos bairros do Jaderlândia (Ananindeua/PA) e Marambaia (Belém/PA), para isso adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática de Michèle Artigue (1988). A análise dos resultados ocorreu pelo registro dos discentes nas atividades, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste e pelo Teste de Hipóteses. Os resultados apontam que houve satisfatório desempenho dos alunos no preenchimento das atividades; a comparação dos dados do pré-teste e pós-teste mostrou que os efeitos da Sequência Didática repercutiram na aprendizagem sobre Números Irracionais; o teste de hipóteses comprovou que as notas do pós-teste tiveram melhora estatisticamente em relação ao pré-teste comprovando com isso, que a metodologia utilizada possibilitou alcançar resultados satisfatórios.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOÃO CLÁUDIO BRANDEMBERG QUARESMA - UFPA
Interno - 197114 - MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS
Presidente - 375047 - PEDRO FRANCO DE SA
Notícia cadastrada em: 23/06/2021 06:16
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1