Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINALDO SANTOS MAGNO TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGINALDO SANTOS MAGNO TAVARES
DATA : 24/03/2021
HORA: 16:00
LOCAL: UEPA / CCSE - Banca realizada de modo vitual, pela Plataforma Google Meet
TÍTULO:

 

O Ensino de tronco de cone por meio de atividades com uso de Material Manipulável Virtual


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática; Tronco de Cone; Sequência didática; Semiótica.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Este Trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa baseada na Engenharia Didática (ZABALA, 1996) como metodologia de pesquisa e teve como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática ao Ensino de Tronco de Cone no ensino médio por meio do ensino da matemática por atividades (Sá, 2009). A partir este objeto de estudo, a pesquisa será realizada com uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Belém-PA. O trabalho apresenta inicialmente revisão de estudos; um breve levantamento histórico; depois, análises prévias, consulta a discentes belenenses do referido ano letivo e a docentes paraenses sobre o processo de ensino aprendizagem de Tronco de Cone; a segunda etapa do trabalho, concepção e análise a priori, apresenta a descrição do Ensino por Atividades como metodologias para o ensino de matemática, e uma sequência didática para o ensino de tronco de Cone, composta por atividades nas quais utilizaremos as metodologias mencionadas. A terceira etapa da pesquisa, experimentação, acontecerá no primeiro semestre de 2021, dadas as circunstâncias excepcionais do período da Pandemia da Covid-19. Na última etapa da pesquisa, análise a posteriori e validação, descrevemos como se dará a análise dos resultados obtidos durante a experimentação. As técnicas estatísticas de análise das informações produzidas ocorrerão por meio da comparação percentual dos resultados, utilizando o coeficiente de correlação linear de Pearson e Teste de hipótese. A validação dos resultados será realizada pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a priori e a posteriori. Resultados e conclusões serão apresentados na versão final da dissertação, culminando em um produto educacional que venha a contribuir com a prática pedagógica de professores de matemática no momento de ensinar Tronco de Cone no Ensino Médio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5860865 - ROBERTO PAULO BIBAS FIALHO
Interno - 375047 - PEDRO FRANCO DE SA
Externo à Instituição - REGINALDO DA SILVA - IFPI
Notícia cadastrada em: 14/06/2021 09:18
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1