Banca de QUALIFICAÇÃO: EDERSON ANTONIO FERREIRA PEREIRA

DISCENTE : EDERSON ANTONIO FERREIRA PEREIRA
DATA : 02/03/2021
LOCAL: CAMPUS I - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, Bloco VI, Sala 4

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 2º GRAU COM UMA VARIÁVEL A PARTIR DE PROBLEMAS À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD

Ensino de Matemática. Sequencia Didática. Equação do 2º grau Teoria dos campos Conceituais. Resolução de Problemas.

O processo de apreensão do conhecimento matemático por parte dos alunos é marcado por diversas dificuldades. Um dos campos da matemática que se configura como um desses obstáculos é a álgebra. Nesse campo, a literatura aponta, dentre outros assuntos, dificuldades na aprendizagem da equação do 2º grau. Neste sentido, a principal motivação que direcionou a construção desse trabalho, emergiu da seguinte questão de pesquisa: Qual o efeito da aplicação de uma Sequência Didática à luz dos Campos Conceituais de Vergnaud para a aprendizagem de Equação do 2º grau a partir de Problemas? As pesquisa em ensino centram suas atenções para busca da melhoria do processo de ensino e aprendizagem deste objeto matemático. Este trabalho apresenta as considerações parciais pesquisa em desenvolvimento que tem por objetivo estudar as potencialidades didáticas e os indícios de aprendizagem na aplicação de uma sequência didática elaborada com base na resolução de problemas e na teoria dos Campos Conceituais voltada para o ensino de equação polinomial do 2º grau. Para isso, tomamos como referencial teórico as considerações de Vergnaud e Vygotski acerca dos campos conceituais e as interações sociais no processo de aprendizagem e as considerações acerca da utilização da resolução de problemas no ensino de matemática. Estudamos a equação polinomial do 2º grau no âmbito cientifico a partir das pesquisas e a comunidade cientifica em que abordamos aspectos históricos e os métodos de resolução e no âmbito didático a partir dos documentos oficiais e a revisão de estudos. Assim elaboramos uma sequência didática compostas de 3 atividades precedidas e encerradas com pré-teste e pós-teste compostos de 8 questões, respectivamente. Nossos resultados parciais são compostos das análises prévias de cada atividade, e a comparação do processo a partir dos testes. Temos por expectativa que a proposta didática corrobore para uma abordagem alternativa pro ensino das equações do 2º grau de modo que favoreçam a habilidade dos alunos de resolver problemas e uma compreensão deste objeto em a nível conceitual.

Interno - 6002684 - FABIO JOSE DA COSTA ALVES
Externo à Instituição - GILVANA BEZERRA DE SOUSA - UFPA