Banca de DEFESA: DENIS DO SOCORRO PINHEIRO MIRANDA

DISCENTE : DENIS DO SOCORRO PINHEIRO MIRANDA
DATA : 19/02/2021
LOCAL: Vídeo Conferência - Google Meet

O ensino por atividades de problemas multiplicativos envolvendo a ideia de disposição retangular

Ensino. Ensino de Matemática. Problemas multiplicativos. Configuração retangular. Sequência didática.

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo analisar os efeitos que uma sequência didática por atividades tem, sobre o desempenho na resolução de problemas multiplicativos que envolvem a ideia de configuração retangular em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Como fundamentação metodológica do trabalho utilizamos as quatro etapas da Engenharia Didática. Primeiramente realizamos as análises prévias, composta por uma revisão de estudos sobre problemas multiplicativos e uma consulta diagnóstica realizada com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Na segunda etapa, concepção e análise a priori, são apresentadas a fundamentação teórica com a apresentação do Ensino por Atividades como metodologia alternativa para o ensino de matemática, e uma sequência didática para o ensino de problemas multiplicativos que envolvem a ideia de configuração retangular, composta por 06 atividades elaboradas de acordo com a metodologia acima mencionada. A terceira etapa da pesquisa, experimentação, será desenvolvida no primeiro semestre de 2019. Nela realizaremos a aplicação do questionário sócio-educacional, do pré-teste, da sequência didática proposta e do pós-teste, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Ananindeua, região metropolitana de Belém-PA. Na quarta e última etapa da pesquisa, análise a posteriori e validação, descrevemos como será realizada aa análise dos resultados obtidos durante a fase anterior. As análises estatísticas das informações coletadas ocorrerão através da comparação percentual dos resultados, com a utilização do coeficiente de correlação linear de Pearson e do Teste de hipótese. A validação dos resultados coletados será efetivada pelo cruzamento entre os dados obtidos nas análises a priori e a posteriori. Os resultados e conclusões finais serão apresentados na dissertação oriunda desta pesquisa, e que culminará na construção de um produto educacional que poderá colaborar para melhoria da prática pedagógica de professores de matemática ao ensinarem problemas multiplicativos que envolvem a ideia de configuração retangular.

Externo à Instituição - JOSÉ MESSILDO VIANA NUNES - UFPA
Presidente - 197114 - MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS