Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA VALDIELLE GOMES SILVA

DISCENTE : FRANCISCA VALDIELLE GOMES SILVA
DATA : 10/12/2020
LOCAL: Por meio da Plataforma Meet do Google

Arcos e Ângulos: Uma sequência didática para o Ensino Médio inspirada na arquitetura histórica de Sobral/CE.2020

Ensino de Matemática. Arcos. Ângulos. Sequência didática. Ensino Médio. Arquitetura histórica.

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo analisar os efeitos que uma sequência didática por Etnomatemática e por atividade propocionam, na construção do conhecimento de arcos e ângulos em uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Neste sentido, o presente estudo busca resposta para o seguinte questionamento: Quais os efeitos que uma sequência didática por Etnomatemática e por atividades propocionam, para uma melhor aprendizagem de arcos e ângulos em uma turma de 1º ano do Ensino Médio? Para isso, utilizamos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática que fundamenta as quatro etapas da investigação: análises prévias; concepção e análise a priori; experimentação; análise a posteriori e validação; além da Etnomatemática como metodologia de ensino e aprendizado, que subsidia a construção da sequência didática no contexto da cultura, história e arquitetura de Sobral-CE; o Ensino por Atividades que estrutura as atividades e orienta os momentos de ensino e o Construtuvismo que propociona o entendimento do raciocínio do aluno na resolução das questões. Na primeira etapa da investigação, as análises prévias, fizemos uma revisão de estudos e um estudo diagnóstico, sobre arcos e ângulos, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio da cidade de Sobral-CE. Na segunda etapa da pesquisa, concepção e análise a priori, apresentamos uma sequência didática para o ensino de arcos e ângulos composta por onze atividades, construídas observando as difuculdades detectadas nas análise prévias e a metodologia de ensino anteriormente mencionada.A terceira etapa do estudo, experimentação, deverá ocorrer no segundo semestre de 2020 ou primeiro semestre de 2021. Nela faremos a aplicação do pré-teste, das atividades da sequência didática e do pós-teste, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Sobral–CE. Na ultima etapa, análise a posteriori e validação, explicamos como vamos realizar a análise dos resultados obtidos na experimentação, que ocorrerá através de uma abordagem qualitativa dos registros dos estudantes obtidos durante a aplicação, que depois será confrontado com as análises a priori, com a fundamentação teórica e a problemática da pesquisa, afim de efetivar o processo de validação. A abordagem quantitativa, ocorrerá com a comparação dos percentuais de acertos e erros no pré-teste e no pós-teste e da técnica de inferência estatística, Teste de Hipóteses, para obtermos conclusões dos efeitos da metodologia de ensino na experimentação. Apresetaremos os resultados e conclusões finais da pesquisa, na dissertação finalizada, proveniente deste estudo, que originará um produto educacional que poderá ser uma alternativa didático metodológica para professores de matemática no ensino de arcos e ângulos.

Interno - 6002684 - FABIO JOSE DA COSTA ALVES
Externo à Instituição - JOSÉ MESSILDO VIANA NUNES - UFPA