Banca de DEFESA: TONIVAL DE SARGES CORREA

DISCENTE : TONIVAL DE SARGES CORREA
DATA : 13/08/2019
LOCAL: CAMPUS I - Centro de Ciências Sociais e Educação, Sala 4 Bloco VI

O ensino de matrizes por meio de Sequências Didáticas integrado ao ensino tradicional

Matemática. Ensino de Matemática. Sequência Didática. Matrizes.

Este estudo tem como objetivo investigar a aprendizagem de alunos do Ensino Médio sobre dificuldades no assunto Matrizes. A pesquisa aqui realizada se classifica como exploratória e descritiva quanto aos fins, e pesquisa bibliográfica e de campo quanto aos meios. Foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica,considerando-se que a partir das pesquisas e documentos já existentes sobre as dificuldades de aprendizagem nas aulas Matemática, mais especificamente noensino de Matrizes foi possível contribuir no estudo aqui proposto. A pesquisa decampo foi realizada em uma sala de aula do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Abaetetuba. Para coleta de dados foi aplicado um questionáriocomposto por 07 questões voltadas para as dificuldades de aprendizagem nas aulas de Matemática, enfocando o ensino de Matrizes. Para análise dos dados foi realizada uma abordagem quantitativa, utilizando, de estatística descritiva. No decorrer do estudo pretende-se destacar a complexidade do conteúdo sobre Matrizes e as dificuldades enfrentadas por muitos alunos, constatando-se que os alunos acreditam que a sequência didática pode melhorar seu desempenho na aprendizagem de Matrizes, destacando-se a necessidade de contextualizar a realidade dos mesmos.

Presidente - 490431 - NATANAEL FREITAS CABRAL
Interno - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM