Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA VIEIRA DE SOUSA

DATA : 18/04/2024
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

Uma Proposta de Ensino de Função Modular

Ensino de Matemática, Função Modular, Sequencia Didática.

Este relatório de pesquisa é resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), curso de mestrado profissional em Ensino de Matemática, que buscou identificar em que medida uma sequência didática elaborada segundo o modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARCs) potencializa o processo de ensino e de aprendizagem de Função Modular no ensino médio? Para obter elementos que respondam a esse questionamento, foi estabelecido como objetivo geral analisar as potencialidades de uma sequência didática, estruturada segundo as UARCs, para o ensino de função modular para alunos do ensino médio de escola pública, tendo em vista a identificação de potencialidades a partir dos dados resultantes de sua aplicação e analisados segundo a análise do discurso e a Microgenética. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado a fundamentação teórica baseada na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (2006), correlacionada com a Sequência Didática segundo as percepções de Zabala (1998), bem como, nas Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual de Cabral (2017). No que se refere as percepções de aprendizagem dos estudantes após a aplicação da sequência didática, foram utilizadas as teorias da Análise Microgenética de Góes (2000) e a Análise do Discurso segundo Mortimer e Scott (2002) Para subsidiar a elaboração das atividades da sequência didática, foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema, ademais, identificar as percepções de alunos de alunos egressos do 1o ano do ensino médio e também de professores de matemática do ensino médio da rede pública, sobre os processos de ensino e de aprendizagem de função modular. Informações obtidas em livros didáticos aprovados pelo PNLD corroboraram no sentido de melhor entendimento da temática e de sua abordagem metodológica nesses livros. (EM CONSTRUÇÃO) Após a conjunção dessas informações, foram elaboradas as atividades que compuseram a sequência didática em consonância com as estruturas das UARCs. Após a aplicação foi efetuada a transcrição das interações entre alunos e professora/pesquisadora com o intuito de identificar os indícios de aprendizagem no decorrer do processo por meio da análise do discurso e microgenética.

Interno - 5858852 - ACYLENA COELHO COSTA
Presidente - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM