Banca de DEFESA: DELCIANA GOES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DELCIANA GOES DA SILVA
DATA : 18/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 04 - BL VI / CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - UEPA
TÍTULO:

ENSINO DE SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Semelhança de Triângulos. Sequência Didática. Materiais Manipuláveis.


PÁGINAS: 193
RESUMO:

O Ensino de geometria no Brasil, está em dificuldade, pois a influência da Matemática Moderna, provocou um processo de esvaziamento na aprendizagem desta grande área da matemática, uma vez que o mesmo deixou de ser trabalhado com os alunos e nas oportunidades em que isso ocorre os professores trabalham de forma muito
rápida e não é levado em consideração o processo de construção das habilidades geométricas, apenas busca-se apresentar os conteúdos e algebriza-los, isso acaba por não possibilitar uma aprendizagem que possa fazer o aluno pensar a geometria de forma dinâmica e cheias de possibilidades. Esse abandono da geometria em nosso
país, tem provocado uma queda no rendimento dos alunos nas chamadas avaliações externas, onde os números dos resultados em matemática têm sido alarmantes. Diante do exposto o presente trabalho busca identificar: Que potencialidades apresenta uma sequência didática voltada para o ensino de semelhança de triângulo, assentada no uso de materiais concretos manipuláveis, estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, destinada aos alunos da rede pública de ensino fundamental? Para responder esse questionamento faremos os seguintes procedimentos: Obter informações que contribuam à elaboração da sequência didática a partir de pesquisa na literatura, percepção de professores e de alunos sobre o ensino de semelhança de triângulos, principalmente no que tange as dificuldades e os obstáculos nos processos de ensino e de aprendizagem, fazer a análise de livros didáticos destinados aos alunos da escola pública que são alvo dessa pesquisa, fazer um estudo do conteúdo semelhança de triângulos a luz do rigor matemático e a partir desses estudos, elaborar atividades para compor uma sequência didática que será aplicada para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, após a aplicação Avaliar o desempenho dos alunos frente a resolução de questões envolvendo semelhança de triângulos após a participação destes na empiria proposta A presente sequência será desenvolvida com os alunos de uma Escola Pública Estadual da Região Metropolitana de Belém. Onde após a aplicação das sequências os dados serão analisados a luz da análise microgenética e Análise do Discurso. E após essas análises os dados obtidos serão apresentados através da análise dos dados obtidos e as conclusões que estes dados deverão apresentar. Essa dissertação deverá gerar o produto educacional intitulado: “sequências didáticas para o ensino de semelhanças de triângulos com materiais manipuláveis”, disponível no link1


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 5858852 - ACYLENA COELHO COSTA
Presidente - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM
Externo à Instituição - NATANAEL FREITAS CABRAL - PUC - RJ
Notícia cadastrada em: 16/04/2024 11:10
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1