Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE TENORIO GONCALVES

DATA : 25/04/2024
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

O ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Engenharia didática. Ensino de Matemática por Atividades Experimentais. Ensino de Razão e Proporção

Este trabalho apresenta resultados de um estudo que tem o objetivo de analisar possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada no ensino por atividades experimentais de Sá e Mafra para o ensino de razão e proporção sobre o aprendizado conceitual e procedimental de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Utilizamos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática de Michele Artigue, seguimos suas etapas metodológicas: 1ª fase análises prévias; 2ª fase análise a priori; 3ª fase experimentação; 4ª fase análise a posteriori e validação. A fase, análise prévias, irá apresentar referenciais teórico que fundamentam e conceituam a teoria da atividade, o ensino por atividades experimentais, a teoria dos registros de representação semiótica, resolução de problemas, a taxonomia de Bloom, os aspectos: históricos; matemáticos e curriculares, estudos sobre o ensino-aprendizagem de razão e proporção. A fase, concepção e análise a priori, apresenta a sequência de atividades experimentais sugerida para a fase da experimentação a qual foi aplicada para 32 estudantes do nono ano do ensino fundamental, em uma escola da rede de ensino pública de Novo Repartimento-Pará, ainda apresenta o pré-teste e pós-teste, bem como as análises a priori de todas as questões dos testes e de cada atividade da sequência, além das expectativas para as análises a posteriori em relação aos testes e cada uma das atividades. Na terceira fase, a experimentação, está descrito como ocorreu a experimentação e apresenta os dados observados. E por fim a última fase, a análise a posteriori e validação, será analisado os dados coletados e comparado as análises a priori com os resultados da experimentação, bem como analisar o desempenho dos estudantes por questão nos testes, para isso será utilizado recursos estatísticos como tabelas, gráficos, Teste Exato de Fisher para analisar se há alguma correlação entre as diferentes categorias de variáveis do questionário sócio econômico e o resultado do teste, então será validado e descrito o resultado.

Externo à Instituição - HÉCTOR JOSÉ GARCÍA MENDOZA - UFRR
Presidente - 375047 - PEDRO FRANCO DE SA