Banca de QUALIFICAÇÃO: IARA DE MEDEIRO ALVES

DATA : 26/03/2024
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

ENSINO DE PROBLEMAS DE COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Engenharia Didática. Ensino de Matemática por atividade experimental. Resolução de Problemas. Problemas de comparação multiplicativa.

Este trabalho trata de uma investigação sobre a comparação multiplicativa que está dentre os eixos do Campo Conceitual Multiplicativo ou também chamado de Estrutura Multiplicativa. Ao longo da pesquisa buscaremos responder a seguinte questão científica: Quais efeitos uma sequência didática com atividades experimentais provoca em aulas de matemática, e no desempenho de resolução de problemas envolvendo comparação multiplicativa, em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental? O texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo geral analisar os efeitos que uma sequência didática elaborada a partir de atividades experimentais provoca nas aulas de matemática, e no desempenho de resolução de problemas de comparação multiplicativa, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A investigação seguirá os preceitos da Engenharia Didática enquanto metodologia de pesquisa, obedecendo as seguintes etapas: Inicialmente serão apresentadas as análises prévias acerca do assunto de comparação multiplicativa e uma pesquisa diagnóstica com professores de Matemática sobre o objeto de estudo. Nas análises prévias verificamos a importância em realizar pesquisas voltadas para o estudo da comparação multiplicativa, visto que ainda são poucos os trabalho voltados para esse tema. Na busca por saber como professores de matemática estão trabalhando a comparação multiplicativa realizamos uma pesquisa diagnóstica junto a 17 docentes de escolas públicas do Pará. A amostra de docente declarou que ensinam os conhecimentos intrínsecos a comparação multiplicativa. Em relação ao referente, referido e relação desconhecida, a maioria dos professores afirmaram que não ensinam essa parte do conteúdo, o que condiz com o resultado quanto a dificuldade dos alunos em aprenderem esse assunto. Na segunda etapa, a concepção e análise a priori, apresentamos, a sequência didática fundamentada no Ensino por Atividades Experimentais, composta por 13 atividades. A Experimentação foi desenvolvida nos meses de outubro, novembro e dezembro, aplicamos inicialmente o questionário socioeducacional, o pré- teste, a sequência didática e o pós-teste, em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Belém-PA. A análise a posteriori e validação, traremos dos resultados obtidos na experimentação e o comparativo percentual dos resultados do pré-teste e pós- teste, assim como o tratamento estatístico realizados nas análises a priori e a posteriori. Nas considerações finais traremos a visão geral dos resultados da dissertação respondendo o problema de pesquisa. Também apresentaremos o texto da elaboração da sequencia didática sobre a comparação multiplicativa testada e validada por estudantes do ensino fundamental, sendo esse nosso produto educacional.

Externo à Instituição - JOSÉ MESSILDO VIANA NUNES - UFPA
Presidente - 197114 - MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS