Banca de DEFESA: ANDERSON DINIZ PINHEIRO

DISCENTE : ANDERSON DINIZ PINHEIRO
DATA : 21/12/2023
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

ENSINO DE EQUAÇÕES E PROBLEMAS DO PRIMEIRO GRAU POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Engenharia didática; Ensino de Matemática por Atividades Experimentais; Problemas do primeiro grau; Equação do 1º grau.

Este trabalho mostra o andamento das etapas de uma investigação que tem como objetivo analisar os impactos do desenvolvimento de atividades experimentais à aprendizagem de problemas e equações do 1º grau com uma incógnita com estudantes de uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Parauapebas/PA. Sendo que a abordagem metodológica usada para conduzir este estudo foi a Engenharia Didática. As informações começaram a serem produzidas a partir do mês de maio de 2022, com estudos teóricos sobre a Engenharia Didática, em seguida foi vivenciadas a etapa das análises prévias, as quais contaram com dados históricos sobre o assunto, com os aspectos matemáticos, com revisão de literaturas atuais que tratam do objeto matemático abordado e com informação de 52 docentes da rede pública que opinaram sobre o ensino de problema do 1° grau com uma  incógnita. Os dados foram obtidos por meio de aplicação de questionários e o tratamento destes efetivados através de quadros e gráficos com suas devidas análises quantitativas. O texto expõe o conjunto de atividades que compõem uma sequência de atividades experimentais proposta para a fase de experimentação. Também foi vivenciada a etapa das análises a priori que revelam as expectativas sobre cada atividade da sequência experimental. No momento estamos em fase de execução da experimentação, para posteriormente realizarmos as análises a posteriori e a validação das atividades desenvolvidas durante a aplicação da sequência didática. A sistematização das informações produzidas ocorreu por meio da construção de quadros e gráficos estatísticos. Os resultados e a validação da sequência didática, serão considerados a partir do confronto entre análise a priori e análise a posteriori. Com base nos resultados do estudo será elaborada um produto educacional no formato de uma sequência didática.

Interno - 5858852 - ACYLENA COELHO COSTA
Presidente - 375047 - PEDRO FRANCO DE SA