Banca de DEFESA: CARMEN SIMONE DOS SANTOS LOPES

DISCENTE : CARMEN SIMONE DOS SANTOS LOPES
DATA : 21/12/2023
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

ENSINO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO COM NÚMEROS NATURAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Ensino de matemática por Atividades Experimentais. Engenharia Didática. Problemas do campo conceitual multiplicativo. Problemas Aritméticos. Problemas algébricos.

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada no ensino de matemática por atividades experimentais sobre o desempenho de estudantes do 6º ano do ensino fundamental na resolução de questões envolvendo o campo conceitual multiplicativo com números naturais. A questão de pesquisa do estudo foi que tipo de efeito a aplicação de uma sequência didática por atividades experimentais pode provocar no desempenho de estudantes de uma turma do 6º ano do ensino fundamental na resolução de problemas multiplicativos com números naturais? Seu aporte teórico foi a teoria dos campos conceituais, o campo conceitual multiplicativo e o ensino por atividades experimentais. O percurso escolhido para este trabalho considera os pressupostos da engenharia didática como metodologia de pesquisa, abordando todas as suas etapas: análises prévias, análises a priori, experimentação, análises a posteriori e validação. A experimentação e a coleta de informações, foram obtidas com os alunos de uma turma do 6º ano de uma escola municipal de Parauapebas (PA). A análise e validação dos resultados ocorreu por meio dos dados coletados mediante a verificação dos registros das conclusões dos alunos em cada atividade realizada, através da comparação dos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste; análise dos erros ocorridos no pós-teste, pela aplicação do Teste Exato de Fisher, V de Cramer e do Teste de Hipóteses para amostras pareadas. Os principais resultados obtidos mostraram que a elaboração da sentença de modelação foi relevante para a escolha adequada da operação. Os resultados da comparação percentual mostraram um aumento significativo das notas nos pós-testes. Os resultados obtidos pelo Teste Exato de Fisher e o V de Cramer comprovaram que os fatores socioeducacionais não interferiram na escolha da operação, visto que a correlação medida pelo V Cramer nos testes multiplicativos mostrou que a correlação foi de fraca à moderada. O Teste de Hipóteses comprovou estatisticamente que o aumento das notas no pós-teste sucedeu em função da aplicação da sequência didática utilizada, concluindo que as metodologias usadas estão diretamente relacionadas ao resultado obtido no experimento, de forma que corroborou para a concepção do nosso produto educacional. Com base nos resultados do estudo foi elaborado um produto educacional, na forma de sequência didática, intitulado: O Ensino de Resolução de Problemas Multiplicativos com Números Naturais por meio de Atividades Experimentais, que foi validada experimentalmente e está disponível no formato de livro digital na Biblioteca do CCSE/UEPA, Belém – PA.

Externo à Instituição - MARIA APARECIDA DA SILVA RUFINO - UPE
Interno - 197114 - MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS