Banca de DEFESA: ALINE REIS DE ANDRADE

DISCENTE : ALINE REIS DE ANDRADE
DATA : 20/12/2023
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

O ENSINO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM UMA INCÓGNITA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Equação do 1º grau. Ensino de matemática por atividades experimentais. Problemas do 1º grau.

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre os problemas do primeiro grau com uma incógnita. A questão norteadora da mesma é: Quais os efeitos de uma sequência didática baseada em atividades experimentais sobre o desempenho de estudantes na resolução de problemas com uma incógnita? A metodologia de pesquisa adotada foi a Engenharia Didática. E com o objetivo de investigar os efeitos causados por esta sequência no processo de ensino e aprendizagem de problemas de grau um com uma incógnita. E como recursos metodológicos de ensino: o ensino por atividades, com o uso de alguns recursos didáticos para potencializar e agilizar a resolução de problemas; e para análise e comprovação do aprendizado utilizaremos a Teoria das Representações Semióticas de Duval. A aplicação da sequência didática elaborada neste trabalho ocorreu em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública localizada no município de Óbidos- PA. E para alcançarmos nosso objetivo, nos apoiaremos na teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, caracterizada pela interação entre os conhecimentos prévios e os novos conhecimentos que corroboram em dar significado ao sujeito sobre o assunto que está sendo trabalhado.

Interno - 197114 - MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS
Presidente - 375047 - PEDRO FRANCO DE SA