Banca de DEFESA: DENIS HEITOR DAMASCENO DA SILVA

DATA : 12/12/2023
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

ROBÓTICA EDUCACIONAL - POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE PRISMAS RETOS

Prisma Reto, Construcionismo, Design Experiments, TeachingLearning Sequences, Robótica Educacional, Arduino, Scratch for Arduino.

A presente pesquisa foi desenvolvida com objetivo de estudar as potencialidades de uma sequência de atividades, utilizando robótica educacional, para o processo de ensino e aprendizagem de Prismas Retos, a partir da construção de protótipos robotizados. Foi aplicada em turmas do 3ºano do Ensino Médio, de três escolas do espaço rural do município de Concórdia do Pará – PA, com um total de 59 estudantes envolvidos, através do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME. Como aporte teórico adotou-se o Construcionismo de Seymour Papert e como metodologia utilizou-se o Design Experiments de Allan Collins e Ann Brown. Para a aplicação da pesquisa foi elaborada uma sequência de atividades, orientadas sob as TLS (Teaching-Learning Sequences – Sequências de Ensino-Aprendizagem), a partir dos elementos do Prisma Reto, desenvolvida de forma colaborativa, em 04 grupos, para a construção das partes (cabeça, tronco, pernas e braços) do protótipo robô. As atividades desenvolvidas procuraram envolver questões referentes às áreas das superfícies e reconhecimento dos Prismas Retos. Em cada construção foi acoplado componentes da placa Arduino-Uno e desenvolvido a programação específica para cada protótipo criado, utilizando o software educacional Scratch for Arduino – S4A, os quais foram apresentados aos grupos através de uma oficina de robótica pedagógica dividida em duas etapas: Componentes Eletrônicos do Arduino e Utilização do Software Educacional Scratch for Arduino – S4A, com o uso de laptops, o que, além da aprendizagem, proporcionou estímulos ao Pensamento Computacional. O ato de construir teve como suporte as ideias de brinquedo na educação de Lev Vygotsky. Quanto a ligação e acionamento dos componentes foram explorados os conceitos da Física, eletricidade – Circuito elétrico, de forma interdisciplinar com o conteúdo matemático. Na construção do protótipo robô utilizou-se materiais recicláveis (restos de caixas, papel e restos de tintas) e para os motores direcionais foram utilizados restos de sucatas (motores de DVDs danificados) e/ou kit Arduino. A avaliação do projeto foi realizada utilizando as técnicas observacionais de Viana (2007) através das variáveis dependentes do Design Experiments: Clima (cooperação entre os aprendizes, compromisso, grau de esforço, etc.), Aprendizagem (conhecimentos, conteúdo, habilidades e disposições) e Sistêmica (alteração, expansão, sustentabilidade, facilidade de adoção e custos), com dois ciclos de redesign, pelos quais foram registrados fotos, vídeos, pré-testes e pós-testes. Os resultados obtidos foram favoráveis em duas variáveis, Clima e Aprendizagem, e nos objetivos pretendidos. O professor durante o processo atuou como mediador com poucas intervenções e com pequenas modificações, deixando sugestões para um novo redesign. Como fruto desta pesquisa, destaca-se o surgimento de um produto educacional intitulado “Robótica & a Métrica das Formas”, o qual apresenta uma sequência de atividades voltadas a aprendizagem do conteúdo de Prismas Retos (elementos, áreas das superfícies e reconhecimento), em consonância com a construção de um protótipo robô direcional, utilizando componentes arduinos de baixo custo e o software educacional Scratch for Arduino – S4A.

Interno - 5858852 - ACYLENA COELHO COSTA
Externo à Instituição - AMARI GOULART - PUC - SP