Banca de DEFESA: NILSON OSVALDO GAMA SANTA MARIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NILSON OSVALDO GAMA SANTA MARIA
DATA : 27/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE, SALA 4 - BLOCO VI
TÍTULO:

Uma Sequência Didática Para o Ensino de Congruência de Triângulos


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Congruência de Triângulos. Sequência Didática. Malha Isométrica.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Apresentam-se os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado profissional em ensino de Matemática, cujo objetivo foi investigar as potencialidades didáticas de uma sequência didática construída especificamente para o ensino de Congruência de Triângulos. A problemática levantada na pesquisa preliminar indicou que o objeto matemático Congruência de Triângulos vem sendo tratado como ferramenta para desenvolvimento de outros objetos matemáticos, como estudo de quadriláteros, de modo que algumas características e propriedades desse objeto não são tratadas em pesquisas e livros didáticos do Ensino Fundamental e, consequentemente, não é estudado em toda a sua complexidade. Essa complexidade foi revelada ao longo da pesquisa por meio de um estudo histórico-epistemológico sobre o objeto matemático, segundo Chaquiam (2020; 2022). Na revisão de estudos, levantou-se indicações metodológicas e materiais didáticos que apresentam potencial para o ensino de geometria, elegeu-se a malha isométrica como recurso para construção de conhecimentos que envolve os casos de congruência de triângulos. Adotou-se como proposta de ensino a sequência didática estruturada como Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC), conforme Cabral (2017). Como norteador do percurso metodológico da pesquisa adotou-se a Teoria das Situações Didáticas (TSD) desenvolvida por Brousseau e a metodologia desenvolvida por Silva, Chaquiam, Cabral (2022). O constructo desenvolvido apresenta três atividades planejadas e articuladas entre si para desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que envolvem Congruência de Triângulos. Após execução das instruções no exame de qualificação, pretende-se aplicar a sequência em uma turma regular do 8º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino. Os dados coletados na experimentação serão áudio transcrições e registros escritos dos sujeitos da pesquisa, analisados conforme Análise Microgenética e Análise do Discurso. Na elaboração desse material didático considerou-se a qualidade dialógica do processo de ensino e aprendizagem, bem como a aprendizagem colaborativa. A pesquisa inicial apresentada indica novos olhares sobre o ensino de geometria, tanto como campo de saber, quanto como elemento essencial para desenvolvimento de argumentação matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALAILSON SILVA DE LIRA - IFPA
Presidente - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM
Interno - 490431 - NATANAEL FREITAS CABRAL
Notícia cadastrada em: 25/10/2023 16:58
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