Banca de DEFESA: ERNANI SOEIRO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERNANI SOEIRO DA COSTA
DATA : 27/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO/CCSE - SALA 04 - BLOCO VI - UEPA
TÍTULO:

ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática; Progressão Aritmética; Sequência Didática.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

Este trabalho apresenta um conjunto de atividades para o ensino da progressão aritmética realizada durante o curso de Mestrado em Ensino de Matemática, buscando responder a seguinte questão: Em que medida uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) proposta por Cabral (2017) potencializa o processo de ensino e de aprendizagem de progressão aritmética? Para tanto, foi definido como objetivo geral verificar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada para o ensino e a aprendizagem de progressão aritmética. A abordagem da pesquisa é de cunho quantitativo e qualitativo. Como aportes teóricos que nortearam e possibilitaram odesenvolvimento da pesquisa, elege-se a Educação Matemática, que promove em níveis teóricos e experimentais a prática docente, a Teoria da Situação Didática descrita por Brousseau (1996), a sequência didática balizada por Zabala (1999) e estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017). A s s i m , a fim de identificar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de progressão aritmética, foi efetuado um levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas ao ensino da progressão aritmética, análise de livros didáticos, além da opinião de professores da Educação Básica e de alunos egressos do 1° Ano do Ensino Médio. Em suma, os resultados sobre o levantamento bibliográfico de pesquisas, as opiniões de professores e alunos me auxiliaram no planenejamento, elaboração e execusão das atividades de pesquisa. E ainda, contribuiram de modo gereal no traquejo com os alunos, em especial, com aqueles apontados como déficiti de aprendijagem. Além disso, a análise de livros didáticos revelou que a abordagem do tema não está aliada a aprendizagem dos alunos, assim como, não corresponde um componente que auxilia de fato o profesor em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALAILSON SILVA DE LIRA - IFPA
Presidente - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM
Interno - 490431 - NATANAEL FREITAS CABRAL
Notícia cadastrada em: 25/10/2023 11:41
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