Banca de DEFESA: JESSIE HEVENY SARAIVA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSIE HEVENY SARAIVA LIMA
DATA : 27/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO/CCSE - SALA 04 - BLOCO VI - UEPA
TÍTULO:

A História da Trigonometria e seu Ensino: Recortes para Sala de Aula


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. História no Ensino. Trigonometria. História da Matemática como Recurso Didático.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

A História da Matemática é apontada por literaturas e documentos oficiais como um recurso didático eficiente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem do aluno, porém, apesar da eficiência que ela pode proporcionar, existe uma escassez de referenciais teóricos que fazem uso da História da Matemática, o que me induziu ao interesse por esse estudo, mais especificamente para o ensino de trigonometria, fato que me levou à seguinte questão de pesquisa: “Que recortes históricos podem ser realizados a partir de uma história da trigonometria de modo a integrar história e matemática num contexto didático-pedagógico para uso no processo de ensino na Educação Básica?”. Para responder a esse questionamento, objetivou-se elaborar textos com recortes da história da trigonometria de modo que possam ser utilizados como recurso didático durante o processo de ensino dos conteúdos envolvidos. Para tanto, este trabalho relata uma pesquisa do tipo bibliográfica que se insere na área de Educação Matemática, na linha de História da Matemática, no qual revisamos os
estudos feitos por Costa (2003), Chaquiam (2017, 2020, 2021) Gomes (2009), Mendes (1997), Miguel (1993), Oliveira (2009), Prado (1990), Viana e Silva (2007) e entre outros estudos que apontam sobre a História da Matemática e advertem a importância do uso desse recurso didático no ensino da trigonometria. Além disso, foi
aplicado um questionário via Google Forms para professores de diferentes redes de ensino com o intuito de fazer um levantamento diagnóstico do processo de ensino do conteúdo de trigonometria. Diante desse contexto, a partir das literaturas, observou-se que a História da Matemática tem sido vista como relevante para o processo de ensino e aprendizagem e que pode ser considerada como um recurso para o ensino, capaz de incentivar os alunos durante as aulas de matemática, além disso, a partir dos resultados dos questionários, percebem-se algumas dificuldades obtidas pelos professores durante o processo de ensino dos conteúdos trigonométricos e a
necessidade de recursos didáticos inovadores que possam melhorar esse ensino, o que permite concluir que a História da Matemática no ensino de matemática, em particular na trigonometria, pode ser eficiente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALAILSON SILVA DE LIRA - IFPA
Presidente - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM
Interno - 490431 - NATANAEL FREITAS CABRAL
Notícia cadastrada em: 25/10/2023 11:17
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1