Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYSON WESLEY LIMA CASTRO

DISCENTE : DAYSON WESLEY LIMA CASTRO
DATA : 27/10/2023
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO/CCSE - SALA 04 - BLOCO VI - UEPA

Uma proposta didática para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico: a construção dos conceitos de incógnita e variável

Ensino de Matemática. Sequência Didática. Pensamento Algébrico. Incógnita e variável.

A presente pesquisa apresenta resultados parciais de uma investigação no campo da educação algébrica. Frente aos resultados insatisfatórios no ensino de matemática comprovados pelo baixo rendimento dos estudantes principalmente nos objetos de conhecimento do campo da álgebra, surge a necessidade de uma intervenção didática que auxilie no processo de ensino e aprendizagem desse tópico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar as potencialidades da aplicação de uma sequência didática estruturada conforme o construto teórico das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual para o desenvolvimento do pensamento algébrico com foco na construção dos conceitos de incógnita e variável no 7º ano do Ensino Fundamental. Por apresentar um certo grau de abstração, definimos incógnita e variável como nossos objetos de estudo e os consideramos peças fundamentais para desenvolver o pensamento algébrico. Para auxiliar esta proposta de ensino utilizamos como aportes teóricos a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau que segue a linha da Didática Francesa e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Como forma de diagnosticar o ensino de álgebra, realizou-se um diagnóstico do panorama educacional e verificamos as principais dificuldades dos estudantes ao se depararem com os conteúdos algébricos, dentre elas encontram-se problemas de linguagem para compreender a transcrição da linguagem materna para a linguagem matemática, dificuldades nas operações aritméticas e o uso excessivo de fórmulas. Considerando sanar essas dificuldades espera-se que a sequência didática a ser construída potencialize a aprendizagem dos conceitos iniciais da álgebra, principalmente sobre incógnita e variável, para facilitar a aprendizagem dos estudantes em conteúdos algébricos posteriores.

Externo à Instituição - GUSTAVO NOGUEIRA DIAS - CTRB
Interno - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM