Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA RODRIGUES DE OLIVEIRA

DATA : 20/09/2023
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO/CCSE - SALA 04 - BLOCO VI - UEPA

O ensino de áreas de figuras planas por Atividades Experimentais

Ensino de Matemática. Áreas de figuras planas. Ensino por Atividades Experimentais. Taxonomia de Bloom. Sequência didática.

O estudo de áreas de figuras planas é muito importante para que o estudante perceba a utilidade prática dos conteúdos de matemática em seu dia a dia. Diante disso, este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que busca responder a seguinte problemática: como o ensino de área de figuras planas por meio de atividades experimentais de aprendizagem e de atividades de aprofundamento baseadas na Taxonomia de Bloom contribuem para aprendizagem e desempenho na resolução de questões sobre o assunto? Desse modo, temos como objetivo analisar como o ensino de área de figuras planas por meio de atividades experimentais de aprendizagem e atividades de aprofundamento baseadas na Taxonomia de Bloom contribuem para aprendizagem e desempenho na resolução de questões sobre o assunto. Para isso, utilizaremos como metodologia de pesquisa as quatro etapas da Engenharia Didática. Na primeira etapa, serão apresentadas as análises prévias acerca do assunto de áreas de figuras planas, onde relataremos pontos significativos que a literatura aborda sobre o tema, assim como o resultado de uma consulta a docentes de matemática acerca do assunto em pauta. Na segunda etapa, a concepção e análise a priori, apresentamos os instrumentos diagnósticos, a sequência didática fundamentada no Ensino por Atividades Experimentais, composta por 11 atividades, e as atividades de aprofundamento. As demais etapas serão apresentadas na dissertação fruto dessa pesquisa, a saber, a Experimentação, que será desenvolvida nos meses de agosto e setembro de 2023 momento em que aplicaremos o questionário socioeconômico, o pré-teste, a sequência didática e o pós-teste, em uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do munícipio de Parauapebas-PA. A análise a posteriori e validação, onde traremos os resultados oriundo da experimentação e mostraremos o comparativo percentual dos resultados do pré-teste e pós-teste, assim como realizaremos o cruzamento das análises a priori e a posteriori. Nas considerações finais traremos a visão geral dos resultados da dissertação uma vez que ela culminará na elaboração de um produto educacional visando contribuir para uma melhoria no ensino de áreas de figuras planas.

Externo à Instituição - IRAN ABREU MENDES - UFPA
Presidente - 197114 - MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS