Banca de QUALIFICAÇÃO: DEJACI SOARES DA SILVA

DATA : 18/09/2023
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO/CCSE - SALA 04 - BLOCO VI - UEPA

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS: UM ENSINO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Ensino por Atividade. Resolução de Problemas Aditivos. Sequência Didática.

O presente trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará, com a finalidade de responder a seguinte problemática: Como a aplicação de uma sequência didática, baseada no ensino de matemática por atividades experimentais, influencia no desempenho da resolução de problemas aditivos com números naturais? Com esse propósito, o objetivo que conduz essa investigação é: analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática, baseada no ensino de matemática por atividades experimentais, sobre o desempenho da resolução de questões aditivas com números naturais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa que será adotada é a Engenharia Didática da 1ª Geração (ED1G), constituída a partir de quatro etapas: inicialmente apresentamos as análises prévias, composta por uma revisão de estudos sobre problemas aditivos e uma consulta a discentes do 6º ano do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo. Na segunda etapa, denominada de concepção e análise a priori, são apresentadas descrições do Ensino por Atividades, a Resolução de Problemas, o uso de Jogos como metodologia para o ensino de matemática e uma sequência didática para o ensino de problemas aditivos, composta por 15 atividades e organizada conforme as metodologias mencionadas. A terceira etapa do estudo é denominada de experimentação, conforme a ED1G. Na quarta etapa, análise a posteriori e validação, será realizada as análises das atividades e dos testes avaliativos mediante uma abordagem qualitativa e quantitativa. Ao final da pesquisa será obtido um produto educacional com base nos estudos e nos resultados alcançados, organizado de acordo com uma sequência didática para o ensino de resolução de problemas aditivos possibilitando ao professor o uso de sequências didáticas por meio de atividades experimentais e resolução de problemas, na intenção de contribuir significativamente com o ensino e aprendizagem desse objeto de estudo.

Interno - 6320503 - ANA KELY MARTINS DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA DA SILVA RUFINO - UPE