Banca de DEFESA: JOSE HENRIQUE PEREIRA

DATA : 17/05/2023
LOCAL: PLATAFORMA DIGITAL - GOOGLE MEET

ENSINO DE SENO, COSSENO E TANGENTE EM AMBIENTES DINÂMICOS

Software geogebra, trigonometria, sequência didática.

Esta pesquisa tem como propósito apresentar os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo é investigar a potencialidade de uma sequência didática na aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo, funções seno, cosseno e tangente, utilizando um software livre denominado de Geogebra, cujo foco é aplicar um experimento didático, como uma alternativa para o ensino da trigonometria. O lócus da pesquisa vai ser os alunos de uma escola pública do ensino Médio, do Instituto Federal de Educação do Maranhão, em São Luís, no Campus Monte Castelo. Os sujeitos foram 35 alunos (que foram divididos em dois grupos) do segundo ano do ensino médio. Como instrumento de pesquisa, foi utilizada uma sequência didática com 12 atividades. A metodologia de investigação adotada foi a teoria da Instrumentação de Rabardel, teoria de Representações Semiótica de Duval e a Análise Microgenética, Os dados obtidos a partir dos comentários escritos dos professores do instituto Federal do Maranhão, de São Luís, do Campus Monte Castelo do departamento de Matemática, serviu de subsídio para as construções das 12 atividades da sequência didática, para a aprendizagem dos conceitos básicos, propriedades, e definições das razões trigonométricas no triângulo retângulo, das   funções seno, cosseno e tangente. Os resultados da pesquisa a partir dos registros escritos e de vozes gravados, nos mostram que a aprendizagem dos alunos/participantes foi gradativamente e que os sujeitos tiveram resultados satisfatórios, pois, apontam que as atividades no aplicativo Geogebra é um recurso didático que torna as atividades mais dinâmicas, favorecendo a construção da aprendizagem, em relação aos conteúdos trigonométricos propostos. Assim, concluímos que a aprendizagem dos sujeitos envolvidos com o nosso objeto de estudo, demonstraram pelo menos dois registros de representação, ou seja, em duas linguagens diferentes, se sentindo motivados a criarem possibilidades de soluções de problemas.

Interno - 5884268 - CINTHIA CUNHA MARADEI PEREIRA CAMPOS
Externo à Instituição - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA - UFRN