Banca de DEFESA: LUIZ AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE : LUIZ AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 23/03/2023
LOCAL: CAMPUS I CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, SALA 04 BLOCO VI - UEPA

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FUNÇÃO LOGARÍTMICA INSPIRADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PATIR DE SITUAÇÕES DA REALIDADE

Função logarítmica. Resolução de problemas. Engenharia Didática; Teoria das Situações Didáticas. Sequência Didática.

Esta pesquisa sugere verificar a utilização de uma sequência didática, na Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau, elaborada segundo as etapas da Engenharia Didática, com problemas que privilegiam situações reais incentivando à pesquisa e atividades relacionadas ao surgimento dos logaritmos, contribuindo para a construção e compreensão da função logarítmica por parte dos alunos. O estudo está fundamentado na didática da matemática que se preocupa com resultados de experiências em sala de aula. A metodologia utilizada segue os princípios da Engenharia Didática, a qual se justifica pelo fato de se tratar de uma concepção que dá importância tanto a dimensão teórica, como experimental da pesquisa e cuja finalidade é analisar as situações didáticas, objeto de estudo da educação matemática. As atividades da sequência foram elaboradas com os alunos de graduação do 1º ano, da Universidade Estadual do Estado do Pará, na resolução de problemas através da função logarítmica. Nesse trabalho, foram analisadas as produções de 19 (dezenove) alunos, organizados em duplas e trio. Pode-se inferir a partir das análises a posteriori, que as atividades da sequência contribuíram para compreensão da função logarítmica sendo a inversa da função exponencial. A partir da análise realizada, pôde-se verificar que os alunos participantes da pesquisa obtiveram uma maior compreensão sobre o ensino da função logarítmica por parte do professor-pesquisador, do que nas aulas tradicionais. Pois, a utilização de tendências em Educação Matemática, aplicadas a determinado conteúdo, facilitou ainda mais o processo de ensino e aprendizagem do mesmo, e tornaram a aprendizagem do conceito de logaritmo e função logarítmica mais significativo, possibilitando aos alunos utilizarem-se desse conceito para o entendimento de fenômenos do mundo real.

Externo ao Programa - 5905465 - ALINE DA SILVA LIMA
Interno - 6002684 - FABIO JOSE DA COSTA ALVES