Banca de DEFESA: MARCOS ROBERTO BERREDO DA SILVA

DISCENTE : MARCOS ROBERTO BERREDO DA SILVA
DATA : 10/03/2023
LOCAL: CAMPUS I - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE / BLOCO VI - SALA 04 - UEPA

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA

Ensino de Matemática; progressão geométrica; Sequência Didática.

Esta pesquisa apresenta uma proposta de ensino de progressão geométrica, desenvolvida durante o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, com o intuito de responder a seguinte questão de pesquisa: Que potencialidades apresenta uma sequência didática para o ensino de progressão geométrica estruturada sob as unidades articuladas de reconstrução conceitual para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio? A partir do questionamento, tomei como objetivo geral analisar os indícios da aplicação de uma sequência didática elaborada para o ensino e aprendizagem de progressão geométrica de acordo com as unidades articuladas de reconstrução conceitual. Adotei como fundamentação teórica a Teoria das Situações Didáticas descrita por Brousseau (1986), que me permitiu nortear o desenvolvimento de uma sequência didática idealizada por Zabala (1998) e estruturada segundo as unidades articuladas de reconstrução conceitual, de Cabral (2017). Com o intuito identificar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de progressão geométrica, foi efetuado levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas ao ensino do referido tema, análise de livros didáticos, além da percepção de professores da Educação Básica e de alunos egressos do primeiro ano do Ensino Médio. A validação da sequência didática ocorrerá através da avaliação de professores de matemática município de Belém-PA, para aplicação em turmas do 1º ano do ensino médio. Como resultado, espero verificar as potencialidades de uma sequência didática elaborada a partir das unidades articuladas de reconstrução conceitual para o ensino de progressão geométrica a fim de minimizar as dificuldades de aprendizagem.

Externo à Instituição - ALAILSON SILVA DE LIRA - IFPA
Presidente - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM