Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS BENJAMIN BARBOSA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS BENJAMIN BARBOSA SOUZA
DATA : 10/03/2023
LOCAL: CAMPUS I - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE / BLOCO VI - SALA 04 - UEPA

Raízes Racionais de Equações Polinomiais: uma abordagem de ensino a partir de sequência didática à luz das UARC’s

Ensino de Matemática. Sequência Didática. Unidade Articulável de Reconstrução Conceitual. Equações Polinomiais. Teorema das Raízes Racionais.

A questão educacional acerca do ensinar e aprender matemática constitui um dos tópicos inesgotáveis da Educação Matemática, uma vez que, não existe um método perfeito ou que possibilite a plena aprendizagem. Neste sentido, a busca pela melhoria desse processo é de interesse de profissionais da educação em suas pesquisas. Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o ensino do teorema das raízes racionais de equações polinomiais cuja pesquisa tem por objetivo estudar as potencialidades de uma sequência didática elaborada a partir dos conceitos das Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC’s) para o ensino e aprendizagem do teorema das raízes racionais de equações polinomiais. Esta pesquisa configura-se como experimental, de objetivo descritivo, caráter quanti-qualitativo e enfoque fenomenológico. Assim, elencamos como aportes teóricos a teoria sociocultural da aprendizagem de Vygotsky (1984); a teoria das situações didáticas de Brousseau (1978) e os pressupostos da sequência didática centrado em Zabala (1999) com enfoque nas unidades articuláveis de reconstrução conceitual de Cabral (2017). A fim investigar este objeto matemático no processo de ensino e aprendizagem realizamos estudos preliminares composto de fundamentação matemática; consulta dos documentos oficiais; revisão de estudos; análise de livros didáticos; considerações de alunos e professores. Os estudos preliminares permitiram a elaboração de uma sequência didática para o ensino do teorema das raízes racionais a ser aplicada com alunos do 3º ano do ensino médio após diagnóstico inicial e nivelamento necessário. A experimentação será registrada em áudio e os resultados serão analisados a partir da sequência aplicada em conjunto com as informações obtidas das gravações de acordo com os conceitos da análise do discurso em Góes (2000) e a analise microgenética de Mortimer e Scott (2000).

Externo à Instituição - ALAILSON SILVA DE LIRA - IFPA
Interno - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM