Banca de DEFESA: BETANIA DE ALMEIDA PRESTES

DISCENTE : BETANIA DE ALMEIDA PRESTES
DATA : 10/03/2023
LOCAL: CAMPUS I CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, SALA 04 BLOCO VI - UEPA

Potencialidades de uma Sequência Didática com uso de Tangram para o ensino de Expressões Algébricas

Ensino de Matemática. Expressões Algébricas. Sequência Didática. Uso de Material Manipulável.

Apresentam-se os resultados de uma Dissertação de mestrado profissional em ensino de Matemática, cujo objetivo foi identificar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática construída especificamente para o ensino de Expressões Algébricas. Consideraram-se as orientações curriculares para o ensino de matemática no ensino fundamental e um estudo preliminar bibliográfico sobre o ensino de Expressões Algébricas por meio de dissertações, artigos e livros didáticos sobre a temática. Dentre as problemáticas levantadas estava a dificuldade em dar significado ao simbolismo algébrico, bem como o desenvolvimento do pensamento algébrico e da linguagem algébrica simbólica. Também se buscou investigar as percepções de professores de matemática sobre a aprendizagem de Expressões Algébrica e um aprofundamento histórico e epistemológico sobre esse objeto matemático. Nessas pesquisas preliminares constatou-se a relevância de um ensino interativo e colaborativo com construção gradual de conhecimentos. Para tanto a pesquisa foi norteada pela questão “Que contribuições uma Sequência Didática estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) pode trazer para diminuir as dificuldades de aprendizagem no ensino de expressões algébricas direcionadas para as turmas do 8º ano do ensino fundamental?” Para responder a essa questão e alcançar o objetivo da pesquisa o percurso metodológico foi norteado pela Teoria das Situações Didáticas, sendo que foi elaborada uma sequência didática estruturada conforme Cabral (2017). Considerando- se a realidade do retorno as aulas presenciais pós-pandemia de COVID-19, optou-se por um material didático manipulável concreto com intencionalidade educacional e lúdica para criar um ambiente atrativo e colaborativo de aprendizagem. Por meio das propriedades geométricas das peças do quebra cabeças Tangram foram desenvolvidas seis atividades sequenciadas, planejadas e articuladas sobre Expressões Algébricas. Participaram da Experimentação 28 estudantes da rede pública de ensino do município de Cametá-PA. Os dados coletados da experimentação em áudio e em protocolo escrito foram analisados conforme Análise microgenética e Análise do discurso. Os resultados demonstraram que a sequência didática construída apresentou potencialidades didáticas nas dimensões pedagógica, epistemológica e de aprendizagem e que a qualidade dialógica dos episódios didáticos ajudou a minimizar dificuldades diagnosticadas nas pesquisas preliminares. Deste modo, a pesquisa e seu constructo apresentaram desdobramentos relacionados a afetividade com relação a matemática e compõe fonte e embasamento para pesquisas futuras.

Externo à Instituição - ALAILSON SILVA DE LIRA - IFPA
Interno - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM