RECORTES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE
História da Matemática; História da Probabilidade; História no Ensino de Matemática; Ensino de Probabilidade.
O interesse pela temática surgiu durante o desenvolvimento da disciplina de Tópicos da História da Matemática como recurso didático, ademais pesquisas indicam que o professor deve se pautar em formas variadas de ensinar e a História da Matemática emerge dentro as Tendências Metodológicas da Educação Matemática. Como uma dessas possibilidades com a integração de Recortes Históricos e Atividades voltadas ao ensino de conteúdos específicos. Nesse sentido levantou-se o seguinte questionamento: Que recortes históricos podem ser elaborados a partir de uma história da probabilidade, segundo Chaquiam (2022), para uso em sala de aula? E para responder este questionamento adotou-se como objetivo geral: Elaborar recortes históricos a partir de uma história da probabilidade, para uso em sala de aula. Essa pesquisa é de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, ancorada na História da Matemática e no Diagrama Metodológico de Chaquiam (2022). Os primeiros passos da pesquisa apontam que há certa escassez de material que vincule a história da probabilidade e o seu ensino (Em construção!)