Banca de DEFESA: EUVALDO SOARES DA SILVA

LOCAL: PLATAFORMA DIGITAL - GOOGLE MEET

O Ensino de Bijeção de Função por Atividades

Experimentais

Ensino de matemática. Ensino de Bijeção. Ensino por Atividades Experimentais.

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de Bijeção de Função por meio de atividades experimentais sobre a participação nas aulas, à construção de conceito e o desempenho na resolução de questões que abordam o assunto e sua aplicação. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual de Imperatriz no estado do Maranhão, tendo como sujeitos 10 estudantes do Ensino Médio, a fim de investigar o seguinte problema científico: de que forma o ensino por atividades experimentais influencia no ensino e aprendizagem de Bijeção de Função e sua aplicação na comparação da cardinalidade de conjuntos numéricos? Adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. A análise dos resultados se deu pelo registro dos discentes nas atividades, confrontação das análises a priori e a posteriori, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste, pela aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese. Os resultados da comparação apontaram aumento considerável nas notas do pós-teste; o teste de hipótese comprovou que as notas do pós-teste tiveram melhora significativa em relação ao pré-teste e a análise das correlações mostrou que nenhum dos fatores socioeconômicos levantados teve interferência direta nos resultados obtidos, evidenciando que ocorreu melhoras na aprendizagem e que o bom resultado do experimento é decorrente, sobretudo, da metodologia utilizada.

Externo à Instituição - JOÃO CLÁUDIO BRANDEMBERG QUARESMA - UFPA
Interno - 197114 - MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS