Ensino de volume de poliedros e corpos redondos.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Volume de poliedros e corpos redondos. Atividades no Geogebra.
Atualmente encontramos muitos estudos que apresentam diferentes alternativas de ensino aos professores de Matemática. Esses estudos visam propiciar melhores resultados para o ensino desta disciplina, além de propor meios para superação dos desafios encontrados em sala de aula. Nesse contexto, surge a proposta deste trabalho, por meio do qual, destacamos a necessidade de exploração em sala de aula do conteúdo volume de poliedros e corpos redondos, de maneira que as aulas desse tema sejam bem significativas, interessantes e que favoreça o aprendizado dos alunos. Assim nasceu a ideia de trabalhar com atividades no Geogebra e originou o seguinte problema de pesquisa: Como os professores de Matemática do ensino médio podem ensinar volume de poliedros e corpos redondos por meio de atividades no Geogebra? Tendo em vista esse problema traçamos como objetivo desta pesquisa: Analisar como os professores podem ensinar o volume de poliedros e corpos redondos através de atividades no Geogebra. Para isso, adotamos os seguintes procedimentos metodológicos cuja abordagem consiste em pesquisa quanti-qualitativa, assim faremos: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo (questionário, entrevista e validação do produto), em que os sujeitos que contribuirão com a pesquisa são 36 professores de Matemática do ensino médio da rede pública do Maranhão, os quais atuam nos municípios de Viana, Matinha, Penalva, Olinda Nova do Maranhão e Cajari. A partir dessa metodologia, produziremos um guia de atividades sobre volume de poliedros e corpos redondos no Geogebra, o qual servirá para orientar os professores no desenvolvimento do ensino deste conteúdo através desse software.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Volume de poliedros e corpos redondos. Atividades no Geogebra.