PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: HOLDAMIR MARTINS GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HOLDAMIR MARTINS GOMES
DATA : 10/03/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO:

ENTRELAÇANDO PRECARIEDADE E DISTOPIA NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR:

REFLETINDO A PARTIR DA JUSTIÇA ESPACIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Espaço escolar. Violência simbólica. Distopia.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

RESUMO

GOMES, Holdamir Martins. Entrelaçando precariedade e distopia no espaço público
escolar: refletindo a partir da justiça espacial. Belém. 2022. 110 f. Qualificação do Mestrado
Acadêmico – Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG, UEPA, Centro de Ciências
Sociais e Educação – Belém (PA).
O propósito deste trabalho se dispõe a problematizar, dentro de um enfoque teórico-
discursivo, os espaços públicos escolares como objetos representacionais. Muitas deles em
condições fisicamente precárias, reveladoras de uma violência simbólica e uma distopia. Para
tanto, estuda o espaço geográfico escolar, enquanto objeto físico e material, mas também
representativo e permeado de subjetividades, caracterizando-o como um espaço geográfico de
pesquisa e de expressão não verbal, detentora de um poder simbólico. Quando esse espaço,
enquanto suporte físico da educação, se encontra ancorado num contexto de precariedade,
indignidade e deficiência em suas condições físicas e ambientais, entendemos como um tipo
de violência e uma distopia, dentro de uma lógica institucional, política e simbólica. Apoia-se
nos argumentos teóricos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1998, 2004), no que trata da
violência simbólica, detentora do poder construtivo de realidades. Em Gregory Clayes (2013)
quando aborda a temática da distopia, traduzindo como um espaço-lugar defeituoso, doente,
desfavorável, uma antítese da utopia desejada. Assim, analisa-se, ainda que incipientemente,
as estreitas relações e interseções entre educação e espaço geográfico numa perspectiva e
abordagem interdisciplinar. Rememora Paulo Feire, dialogando com a perspectiva
potencializadora de uma educação mais libertadora a partir do espaço escolar. Traz o ideário
lefebvriano – do direito à cidade – adequando-a para o direito a uma escola não digna, não
distópica. A metodologia possui natureza qualitativa, dentro de uma vertente crítica, integrada
à técnica de pesquisa bibliográfica e documental, alicerçada no método dialético. Tratando-se
de uma pesquisa descritiva e interdisciplinar. Como pesquisa documental vale-se de matérias
jornalísticas extraídas dos dois principais jornais do Estado do Pará. Os resultados informam
da necessidade de se repensar o espaço físico escolar como detentor de potencialidades que
melhoram a prática educacional, dignificando humanamente seus atores. Como estudo,
essencialmente, se quer colaborar teórico e discursivamente sobre a temática, a partir da
dimensão geográfica, como forma de aprimoramento do sistema educativo, enquanto
possibilidade de espaço digno, humanizado e humanizador.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5433053 - ANTONIO DE PADUA DE MESQUITA DOS SANTOS BRASIL
Interno - 54191681 - FABIANO DE OLIVEIRA BRINGEL
Interno - 54197778 - MAURO EMILIO COSTA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 09:48
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