AS QUESTÕES SOCIOCIENTIFÍCAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: UM PROCESSO FORMATIVO COM PROFESSORES DE CASTANHAL
Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Educação no Campo; Formação de Professores.
MOURA, Gleiciane da Costa. As Questões Sociocientifícas no contexto amazônico da Educação do/no Campo: um processo formativo com professores de Castanhal. 2025. 50 p. Qualificação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2025.
O ensino de Ciências Naturais na Educação do Campo enfrenta diversos desafios, sendo frequentemente marcado por propostas tradicionalistas e descontextualizadas, o que contribui para o desinteresse dos estudantes. Este estudo será realizado com professores de Ciências Naturais do 6º ao 9º ano, atuantes em escolas do campo no município de Castanhal (PA). A pesquisa tem como objetivo discutir o papel das questões sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências no contexto da Educação do/no Campo, a partir de um processo formativo com esses docentes. Busca-se, ainda, identificar possibilidades de práticas educativas com base nas QSC, culminando na elaboração de um Produto Educacional voltado à formação docente, com atividades contextualizadas às realidades do campo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação, por possibilitar a autorreflexão dos participantes. A coleta de dados será realizada por meio de questionários semiestruturados e analisada com base nas técnicas de análise de conteúdo propostas por Bardin. Os principais eixos norteadores do estudo são: como vem sendo desenvolvida a abordagem sociocientífica nas escolas do campo? Quais metodologias podem ser aplicadas nesse contexto? Como essas metodologias podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos sujeitos do campo? Qual a influência das QSC nesse processo? A pesquisa será estruturada em três etapas: (1) diagnóstico; (2) processo formativo, por meio de rodas de conversa e oficinas; e (3) avaliação da aplicabilidade
da abordagem sociocientífica com as temáticas propostas. Espera-se que, ao final do processo, os professores possam repensar suas práticas pedagógicas a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, promovendo um ensino de Ciências comprometido com as realidades sociais e culturais dos educandos do campo.