Ensino de Química Orgânica e História da Ciência na Amazônia a partir da metodologia Rotação por Estações
História da Ciência. Regionalismo. Ensino de Química. Metodologia ativa.
O Ensino de Química Orgânica vem sendo marcado por entraves no cenário da educação básica, tais como a dificuldade de aprendizagem e a falta de interesse por parte dos estudantes. Diante desse cenário, torna-se necessária a realização de pesquisas voltadas para uma educação que objetiva o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de maneira crítica-reflexiva a partir da abordagem de temas regionais. Dessa forma, o presente trabalho busca realizar uma interface entre a História e Filosofia da Ciência e abordagem de temáticas regionais para proporcionar uma atividade engajadora e dinâmica para os alunos da 3a série do ensino médio de uma escola pública estadual localizada no município de Belém/PA. Como objetivo pretende-se investigar a implantação da metodologia ativa Rotação por Estação - RporE no Ensino de Química Orgânica a partir da abordagem da História da Ciência e da regionalidade para os alunos de uma escola pública estadual em Belém/PA.. A partir da proposta de pesquisa, pretende-se contribuir para a aprendizagem de conceitos científicos oriundos da química orgânica como classificação de cadeias e nomenclatura de cadeias carbônicas e identificação de funções orgânicas. O produto fruto da pesquisa é a aprendizagem dos conceitos científicos a partir da metodologia ativa organizada na forma de um material didático-instrucional.