Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA SILVA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA SILVA DA SILVA
DATA : 27/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Belém
TÍTULO:

Abordagem Temática Freireana na Formação Continuada de Professores de Ciências em Escolas Ribeirinhas Multisseriadas na Amazônia Paraense


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Abordagem Temática Freireana. Ensino de Ciências. Educação do Campo. Turmas Multisseriadas


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A Abordagem Temática Freireana (ATF) baseia-se em uma proposta pedagógica pautada em Paulo Freire, que visa promover uma aprendizagem reflexiva e participativa, rompendo com a fragmentação do conhecimento, essa abordagem possibilita uma prática de ensino problematizadora em que situações cotidianas do aluno possam ser refletidas no currículo escolar. Nesse contexto, a formação continuada de professores da educação básica, especialmente na área de ciências naturais, pode ser potencialmente enriquecedora se conduzida por meio desta metodologia, visto que, constrói um ambiente participativo onde os educadores discutem e exploram temas relevantes da sua realidade local. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo, promover um processo formativo por meio da ATF com professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal multisseriada, localizada em Barcarena/PA, buscando mobilizar saberes docentes para a implementação de práticas pedagógicas contextualizadas com as realidades ambientais, culturais e socioeconômicas locais. A pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa, sendo do tipo pesquisa-ação, utilizando-se como instrumento de coleta de dados questionários de sondagens aos professores e entrevistas semiestruturadas, aplicada ao final da formação. O tratamento dos dados ocorrerá pela Análise Textual Discursiva – ATD. Logo, o processo formativo será implementado, por meio de seis encontros presenciais, onde inicialmente serão disponibilizados materiais para a leitura aos professores, visando uma apropriação teórica em relação aos processos de descoberta do tema e sua aplicabilidade em ciências naturais, relacionando-se posteriormente com as atividades práticas, a exemplo do levantamento de problemáticas ambientais no entorno da comunidade escolar. O processo formativo pretende apresentar como essa prática investigativa pode contribuir para a melhoria do ensino de ciências nas escolas ribeirinhas multisseriadas, proporcionando um processo educativo mais integrado e significativo para o contexto.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
Interno - 54187714 - LUCICLEIA PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA BERRAOUI - UNILAB
Notícia cadastrada em: 27/06/2025 17:33
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