O GÊNERO DISCURSIVO MEME NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A MULTIMODALIDADE E A MULTISSEMIOSE INTENSIFICADAS PELAS TDICs
Palavras-chave: Ensino. Letramento digital. Multiletramentos. Multissemioses. Meme
O presente trabalho é fruto de uma investigação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O objetivo do estudo é apresentar uma proposta de sequência didática, acerca da leitura, análise e, principalmente, construção do gênero textual meme, a partir de temas sociopolíticos contemporâneos. A dinâmica volta-se para a 3ª série do Ensino Médio (EM), em uma instituição educacional pública de Marituba-PA, a fim de complementar as práticas do professor de Língua Portuguesa frente aos avanços da pós-modernidade com o letramento digital, os multiletramentos, assim como as multissemioses. Para embasar tal aplicação, citam-se Irandé Antunes (2003); Luís Antônio Marcuschi (2009); Mikhail Bakhtin (1981 e 1992); Roxane Rojo e Eduardo Moura (2012 e 2019); Ana Elisa Ribeiro (2016), entre outros. Os resultados comprovam a versatilidade do gênero textual meme ao explorar aspectos referentes à interpretação, à reflexão crítica e à intertextualidade, assim como facilitador no que tange à abordagem metalinguística. Logo, o gênero mostra-se promissor ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Materna.