O IMPACTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E SUAS COMORBIDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS NA ESCOLA INDÍGENA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SÃO MIGUEL ARCANJO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
transtorno do espectro autista; comorbidades; educação escolar indígena; inclusão; prática pedagógica
A presente pesquisa tem por objetivo analisar de que modo o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas comorbidades impactam o processo de aprendizagem de alunos da Escola Indígena Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Miguel Arcanjo, situada na Comunidade de São Miguel em território ribeirinho e indígena no município de Santarém, Pará. A investigação adota abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com orientação etnográfica participativa, visando compreender os desafios enfrentados por docentes na formulação de práticas pedagógicas que respeitem simultaneamente a diversidade neurobiológica e os saberes culturais indígenas. Para a produção dos dados, serão realizadas rodas de conversa com professores da instituição, organizadas a partir de temáticas vinculadas à inclusão, às estratégias didáticas e à articulação entre AEE e cultura local. A análise será conduzida conforme os procedimentos da Análise de Conteúdo. Espera-se que o estudo revele as principais dificuldades e potencialidades encontradas pelos docentes no atendimento a estudantes com TEA e comorbidades, contribuindo para o delineamento de práticas pedagógicas interculturais, inclusivas e contextualizadas, bem como fortalecendo o direito à educação com equidade.