"Cortaram nossos galhos mas não cortaram nossas raízes”: re-contando a história do povo Arapiun da aldeia São Miguel em sala de aula.
Memória e história; Saberes do povo Arapiun; Currículo escolar; Educação escolar indígena; Interculturalidade.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender, através das narrativas dos mais velhos (os sábios da aldeia), como se deu a origem do povo Arapiun da Aldeia São Miguel. Recuperar a memória ou re-contar a história do povo dessa comunidade é importante pois este, como tantos outros no Brasil, passou por um violento processo de apagamento de suas origens, e, portanto, de sua história e de sua cultura. Essa história contada pelos próprios indígenas, certamente não coincide com aquela que se encontra no currículo da escola da comunidade. Assim, com os resultados da pesquisa, problematizaremos o currículo da Escola São Miguel Arcanjo, pois que se encontra atravessado pelo modelo eurocêntrico cuja temporalidade histórica é a dos grandes eventos e heróis ocidentais e que, portanto, nega a história que se encontra guardada na memória coletiva do povo da aldeia. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve por base a etnografia, com observação participante, nos moldes da Antropologia (GEERTZ, 2008), acrescida de entrevistas, rodas de conversa e conversas informais com as pessoas mais velhas da comunidade, professores (onde me incluo também) e com a participação das crianças indígenas, estudantes da mesma escola. Com os resultados da pesquisa, construiremos um material didático para ser utilizado na escola e, nesse sentido, ofereceremos a história narrada pelos próprios indígenas.