AS NARRATIVAS DE MEMÓRIA ANCESTRAL DO POVO TEMBÉ NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Povo Tembé, narrativas de memórias, produção textual
Esta dissertação de mestrado tem por objetivo relatar a elaboração e aplicação de um produto educacional do tipo livro didático, intitulado: “Memórias Ancestrais Tembé Símbolo de Existência e Resistência”, para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Aldeia Pira, Terra Indígena Alto Rio Guamá, município de Santa Luzia do Pará- PA. A dissertação tem como fundamentação teórica, na temática da oralidade e das narrativas de memória ancestral, Saraiva (2020) e Macedo (2013); na escrita como instrumento de registro das memórias ancestrais tem-se Guesse (2011); na produção textual dialoga-se com Antunes (2005, 2012) e Marcuschi (2008); e quanto ao documento de educação escolar indígena, tem-se o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas RCNEI (2002). O estudo apresenta uma pesquisa com uma abordagem qualitativa fundamentada na pesquisa-ação. Os procedimentos metodológicos que foram utilizados buscaram identificar o problema, planejar soluções, coletar as narrativas; e as informações para a construção do produto educacional foram realizadas em pesquisas na aldeia com indígenas que têm os conhecimentos das narrativas ancestrais Tembé, pesquisas em livros e artigos. As pesquisas realizadas para a construção do produto educacional da dissertação de mestrado contribuíram não apenas para melhoria textual dos alunos, mas fundamentalmente, para o fortalecimento dos conhecimentos e ensinamentos culturais contidos nas narrativas Tembé, que ainda são reconhecidos e vivenciados pelo povo Tembé em sua prática diária.