Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DE SOUSA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA DE SOUSA LIMA
DATA : 24/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/aov-jobv-vok
TÍTULO:

CONTANDO E RECONTANDO AS HISTÓRIAS E CAUSOS DO POVO ARAPIUM: Os Encantados nas Narrativas Orais de Moradores da Aldeia Tucumã Açú


PALAVRAS-CHAVES:

Histórias. Causos. Intercultural. Língua Portuguesa. Guia de Orientação Pedagógica.


PÁGINAS: 43
RESUMO:

A presente pesquisa foi realizada na Aldeia Tucumã Açú do Povo Arapium, localizada
no Território Indígena Terra Arapium, área sobreposta a Unidade de Conservação -
Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns (RESEX) para a coleta de dados para elaboração
da dissertação e do Produto Educacional específico e intercultural para a disciplina de
Língua Portuguesa, tendo como referencial as histórias e narrativas orais da cosmologia
local que fazem parte da Aldeia. A pesquisa será desenvolveu-se, a partir do estudo do
tema " Contando e Recontando as Histórias e Causos do Povo Arapium: Os Encantados
nas Narrativas Orais de Moradores da Aldeia Tucumã Açú". Propôs-se rRegistrar as
histórias e causos do povo Arapium contadas por moradores da Aldeia Tucumã Açú que
podem compor o currículo intercultural para o ensino de língua Portuguesa para as
turmas do ensino fundamental II. Neste sentindo, elegeu-se os questionamentos para
buscar o resultado da pesquisa: Como as narrativas orais de moradores da aleia
Tucumã Assú podem compor o currículo de Língua Portuguesa em uma proposta
curricular intercultural? Quais os elementos da cultura do povo Arapium
transmitidos por tradição oral podem compor um currículo intercultural para a
escola da aldeia Tucumã Açú? Na metodologia se utilizará a pesquisa é de caráter
qualitativa do tipo participante. Fundamentada a partir do que nos apresenta Brandão
(2006, p. 02) que a pesquisa participante que o envolvimento da comunidade na análise
de sua própria realidade e se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e
membros das situações investigadas. Além da pesquisa bibliográfica e documental para
tornar a pesquisa mais consistente com base em estudos já feitos sobre o tema. Como
instrumento da coleta dos dados se utilizou questionários, e entrevistas com questões
abertas e semiestruturadas. Tendo como categoria para participar das entrevistas
lideranças, alunos indígenas, professores, gestor da escola, pedagogo e moradores. O
resultado da pesquisa é a presente dissertação e, o produto educacional – o guia de
orientações pedagógicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3240193 - JOELMA CRISTINA PARENTE MONTEIRO ALENCAR
Interno - 5657822 - ANTONIA ZELINA NEGRAO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 57224655 - BRUNA FERNANDA SOARES DE LIMA PADOVANI
Notícia cadastrada em: 24/03/2025 22:02
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