Banca de QUALIFICAÇÃO: SINEI BRAGA REIS TEMBE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SINEI BRAGA REIS TEMBE
DATA : 15/09/2023
HORA: 17:30
LOCAL: Belém
TÍTULO:

A NATUREZA EM TRANSFORMAÇÃO: Análise Da Ação Do Homem No Espaço Geográfico Na Terra Indígena Alto Rio Guamá


PALAVRAS-CHAVES:

Povo Tembé. Histórias de Vida. Interculturalidade. Educação Escolar Indígena. Natureza.


PÁGINAS: 46
RESUMO:

Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida na aldeia São Pedro, localizada na Terra Indígena Alto Rio Guamá, (TIARG), no município de Santa Luzia do Pará. Teve como objetivo realizar um resgate das histórias narradas dentro da cultura indígena, tendo os anciões da referida aldeia como os principais interlocutores no levantamento das histórias e lendas. Nosso trabalho aborda questões transversais dentro das necessidades e enfrentamentos atuais, aos povos indígenas, as formas de uso da terra e os impactos ambientais. A partir das narrativas, elencamos a História do Curupira, para nortear a construção do Produto Educacional específico para as escolas indígenas, obtemos informações atuais sobre o desmatamento ao redor da aldeia São Pedro e os impactos ambientais gerados sobre o habitat, impactando a fauna e flora. Os conhecimentos abordados no produto educacional sobre os conhecimentos da floresta e da geografia, dentro de uma proposta metodológica de ensino e aprendizagem, valorizando a interdisciplinaridade e a interculturalidade baseada no Referencial Curricular Nacional Para as Escolas Indígena (RCNEI). O PE, em formato de Livro Paradidático, intitulado “Caderno de apoio Pedagógico Desmatamento na Amazônia: trazendo reflexões da terra indígena Alto Rio Guamá para a sala de aula” , será trabalhado nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Escola Indígena E.E.F.M Francisco Magno Tembé na aldeia São Pedro. O PE foi elaborado, a partir do registro das narrativas dos anciãos, em uma abordagem qualitativa, da prática de pesquisa de campo e pesquisa-ação, obedecendo os seguintes passos metodológicos: na  1ª) etapa, houve a realização da coleta de dados e entrevista com os anciãos, na 2ª) etapa, ocorreu a transcrição dessas narrativas feita pelo pesquisador indígena, na 3ª) etapa, analisou-se as narrativas e as primeiras possíveis propostas metodológicas, na 4ª) etapa, foi o momento de socializar e compartilhar as narrativas com os alunos e alunas em sala de aula, na 5ª) etapa, realizou-se o processo de ajustamento do PE e a elaboração da Dissertação. O Produto foi pensado para ser executado nas aulas de geografia, nas turmas de 6º ao 9º ano de escolas indígenas, contudo, em diálogo com outras disciplinas, tais como: História, Ciências, Biologia Português e Artes. A pesquisa evidenciou as muitas possibilidades para o fortalecimento da cultura Tembé, a partir das histórias de vida dos anciãos sobre nosso território de Floresta e das narrativas do Curupira, com isso, espero que não se percam, mas estejam sempre vivas por meio das gerações futuras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5910717 - NATALIA KARINA NASCIMENTO DA SILVA
Interno - 54197929 - VICTOR WAGNER BECHIR DINIZ
Interno - 57233041 - ELIANA RUTH SILVA SOUSA
Notícia cadastrada em: 14/09/2023 11:28
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