Ladrilhamento do Raio que o parta: uma Sequência de Atividades Multimodais utilizando o Instagram para alunos do Ensino Fundamental
Educação Matemática. Sequências Didáticas. Ladrilhamentos. Raio-Que-o-Parta
Este trabalho apresenta reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geometria Plana, tendo como questão central analisar as potencialidades de uma sequência de atividades fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e apoiada na multimodalidade, a partir do movimento arquitetônico “Raio-que-o-Parta”, para o ensino de ladrilhamentos no ensino fundamental, utilizando a rede social Instagram como recurso pedagógico. O objetivo geral é investigar de que maneira essa proposta pode favorecer a aprendizagem de conceitos geométricos, em articulação com aspectos culturais e históricos locais. Para isto, foi desenvolvida uma sequência de atividades envolvendo exploração de padrões geométricos, registros multimodais e socialização dos resultados no Instagram. O referencial teórico se fundamenta na Aprendizagem Baseada em Projetos (Bender, 2014; Larmer; Mengendoller; Boss, 2015), com as contribuições da Multimodalidade e da Semiótica Social (Kress, 2010; O’Halloran, 2011; Jewitt; Bezemer; O’Halloran, 2016), que permitem compreender como diferentes modos de representação, como textos, imagens, vídeos e interações digitais, ampliam as possibilidades de apropriação da Matemática em contextos escolares.