Uma Sequência Didática para o Ensino de Semelhança de Triângulos com uso de Material Concreto Manipulável
Educação Matemática. Sequências Didáticas. Semelhança de Triângulos
Este trabalho apresenta reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em semelhança de triângulos e tem como questão de pesquisa analisar o potencial pedagógico de uma sequência didática em semelhança de triângulos que segue o modelo das UARCs, para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Para tanto, essa pesquisa tem como objetivo identificar as contribuições de uma Sequência Didática específica e elaborada para minimizar dificuldades apontadas pelo modelo de aula tradicional na aprendizagem de conceitos básicos de semelhança de triângulos no 9º ano do ensino fundamental. Para cumprir esse objetivo, faz-se necessária a aplicação de uma Sequência Didática segundo o modelo das Uarc’s com alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal da cidade de Redenção, composta por 12 alunos, para o desenvolvimento da pesquisa. Para o referencial metodológico, foi adotado a Engenharia Didática de Artigue (1996); foi utilizado para o pressuposto teórico da estrutura para elaboração de Sequências Didáticas, segundo o modelo das Uarc’s, o proposto por Cabral (2017); as contribuições de Goés (2000) para a coleta de dados por meio da Análise Microgenética; e a Análise do Discurso de Mortimer e Scott (2002).