Banca de DEFESA: ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA
DATA : 11/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

ENSINO DE POTENCIAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Engenharia Didática; Ensino de Matemática por Atividades Experimentais; Potenciação; Ensino de Potenciação.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: Quais os resultados da aplicação de uma sequência didática, baseada na metodologia do Ensino por Atividades Experimentais para o ensino de potenciação, na aprendizagem de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, em termos do conhecimento conceitual e procedimental deste objeto matemático? O objetivo foi investigar os resultados na aprendizagem de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a partir da aplicação de uma sequência didática elaborada para o ensino e aprendizagem de potenciação, com base na metodologia do Ensino por Atividades Experimentais. O método de pesquisa utilizado foi a Engenharia Didática, constituída de quatro fases: análises prévias; concepção e análise a priori; experimentação; e análise a posteriori e validação. Nas análises prévias, são apresentados os resultados do levantamento sobre o ensino de potenciação, a partir de seus aspectos históricos, matemáticos e curriculares, bem como são levantadas algumas discussões de caráter didático e epistemológico. Somado a isso, foi feita uma consulta, a partir de questionário online, a 70 professores de matemática atuantes da rede pública. A fase de concepção e análise a priori apresenta como resultado a elaboração dos testes e da sequência didática, os quais culminaram na produção de uma sequência didática que tem como base os princípios da Engenharia Didática e do Ensino por Atividades Experimentais. Na fase de experimentação foram aplicados um pré-teste e um pós-teste em duas turmas de 6° ano do ensino Fundamental, que juntas possuíam 60 estudantes, e que teve como lócus uma escola pública do município de Ananindeua, situado na Região Metropolitana de Belém. As informações produzidas durante a experimentação foram sistematizadas e analisadas tanto qualitativamente quanto quantitativamente. A análise e validação dos resultados ocorreu por meio dos dados coletados mediante a verificação dos registros das conclusões dos alunos em cada atividade realizada, a partir da comparação dos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste; análise dos erros ocorridos no pós-teste, pela aplicação do Teste Exato de Fisher, V de Cramer e do Teste de Hipóteses para amostras pareadas. Os resultados da análise da aplicação da Sequência Didática proposta indicam que ela foi bem-sucedida. Os resultados obtidos pelo Teste Exato de Fisher e o V de Cramer comprovaram que os fatores socioeducacionais não interferiram significativamente no desempenho dos estudantes, visto que a associação medida pelo V Cramer entre as variáveis socioeducativas analisadas e os resultados do pós-teste mostrou que não houve alguma que pudesse ser considerada forte. O Teste de Hipóteses comprovou estatisticamente que o aumento das notas no pós-teste sucedeu em função da aplicação da sequência didática utilizada, concluindo que as metodologias usadas estão diretamente relacionadas ao resultado obtido no experimento. Além disso, com relação aos estudantes, as atividades propostas foram bem avaliadas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 197114 - MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS
Presidente - 375047 - PEDRO FRANCO DE SA
Externo à Instituição - THIAGO BEIRIGO LOPES - UFMT
Notícia cadastrada em: 29/07/2025 10:21
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