Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA SILVA DA VERA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARA SILVA DA VERA CRUZ
DATA : 05/06/2025
HORA: 16:00
LOCAL: SALA 04 - BL VI / CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - UEPA
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Medidas de Tendência central.  Sequência Didática. Estatística


PÁGINAS: 109
RESUMO:

A presente pesquisa tem como questionamento: Quais os efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada na Teoria dos Registros das Representações Semióticas para o ensino de Medidas de Tendência Central sobre os alunos de uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental? Para  responder tem-se como objetivo geral analisar os efeitos de uma sequência  didática no ensino de Medidas de tendência central e suas implicações para o  processo de aprendizagem dos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e  para os objetivos específicos foi estabelecido: fazer um estudo nos documentos  oficiais sobre o ensino e a aprendizagem de medidas de tendência central,  analisar os resultados obtidos pela sequência didática e Construir uma  sequência didática sob a perspectiva da Teoria dos Registros de Representação  Semiótica. Para o desenvolvimento da pesquisa fundamentou-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2012) e para o referencial metodológico, está sendo adotado a Engenharia Didática de Artigue (1996), a partir de suas quatro fases. Nas análises preliminares, está sendo trabalhado o estudo dos documentos oficiais, a revisão da literatura, o objeto matemático e os registros de representação semiótica e o conhecimento dos estudantes. Na análise a priori das atividades, produzimos uma Sequência Didática referente ao conteúdo de Medidas de tendência central (Moda, média Aritmética e Mediana), com base nos pressupostos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, em que os conceitos a serem trabalhados por meio de suas representações em linguagem natural, tabular e gráfica. Na última etapa do estudo, que é a experimentação e a analise a posteriori das atividades, apresentaremos os resultados, análises e conclusões obtidos após a aplicação da sequência didática e o conhecimento dos estudantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 5858852 - ACYLENA COELHO COSTA
Presidente - 54188981 - ADMILSON ALCANTARA DA SILVA
Interno - 57204648 - CARLOS ALBERTO DE MIRANDA PINHEIRO
Externo à Instituição - VALCIR JOÃO DA CUNHA FARIAS - UFPA
Notícia cadastrada em: 02/06/2025 11:56
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2025 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1