SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
Ensino de Matemática. Medidas de Tendência central. Sequência Didática. Estatística
A presente pesquisa tem como questionamento: Quais os efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada na Teoria dos Registros das Representações Semióticas para o ensino de Medidas de Tendência Central sobre os alunos de uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental? Para responder tem-se como objetivo geral analisar os efeitos de uma sequência didática no ensino de Medidas de tendência central e suas implicações para o processo de aprendizagem dos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e para os objetivos específicos foi estabelecido: fazer um estudo nos documentos oficiais sobre o ensino e a aprendizagem de medidas de tendência central, analisar os resultados obtidos pela sequência didática e Construir uma sequência didática sob a perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Para o desenvolvimento da pesquisa fundamentou-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2012) e para o referencial metodológico, está sendo adotado a Engenharia Didática de Artigue (1996), a partir de suas quatro fases. Nas análises preliminares, está sendo trabalhado o estudo dos documentos oficiais, a revisão da literatura, o objeto matemático e os registros de representação semiótica e o conhecimento dos estudantes. Na análise a priori das atividades, produzimos uma Sequência Didática referente ao conteúdo de Medidas de tendência central (Moda, média Aritmética e Mediana), com base nos pressupostos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, em que os conceitos a serem trabalhados por meio de suas representações em linguagem natural, tabular e gráfica. Na última etapa do estudo, que é a experimentação e a analise a posteriori das atividades, apresentaremos os resultados, análises e conclusões obtidos após a aplicação da sequência didática e o conhecimento dos estudantes.