UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS
Ensino de Matemática; Equações Lineares; Sistema de Equações Lineares a duas Variáveis; sequência didática; registros de representação semiótica.
Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, curso de mestrado profissional em Ensino de Matemática, cujo objetivo geral foi analisar as potencialidades da aplicação de uma Sequência Didática sobre o objeto matemático Sistema de equações polinomiais de 1º grau com duas incógnitas para uma turma do 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Os referenciais teóricos nos quais este trabalho está baseado são os Registros de Representação Semiótica (DUVAL, 2003), a Sequência Didática conforme as percepções de Zabala (1998) e como metodologia de pesquisa os pressupostos da Engenharia Didática de Michèle Artigue. A sequência didática aplicada foi composta por três blocos de atividades, totalizando 16 tarefas, que abordaram desde os princípios da igualdade até a resolução de sistemas de equações pelos métodos da adição e substituição. Os resultados indicam que, apesar dos desafios enfrentados, a proposta didática contribuiu para o aprendizado dos alunos, com um percentual médio de 43,9% de acertos totais ou parciais na avaliação final. No entanto, um número significativo de respostas em branco, especialmente na resolução de equações de 1º grau (60%), sugere a necessidade de ajustes na abordagem e maior tempo de aplicação para consolidar os conceitos trabalhados. Além disso, o impacto da pandemia pode ter influenciado a participação ativa dos alunos, tornando essencial a ampliação da pesquisa para um grupo maior e em condições mais favoráveis. Como fruto desta pesquisa, foi gerado um produto educacional que, a critério dos professores de matemática do 8º ano do ensino fundamental, poderá ser utilizado como mais um recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem do objeto matemático tema desta dissertação. Os resultados reforçam a importância de estratégias didáticas que promovam a participação ativa dos alunos e estimulem o desenvolvimento do pensamento matemático de forma mais significativa.